Aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, o Livres 2012 em São Paulo. Diferente dos tradicionais “shows gospel”, o Livres mostrou ser um encontro que une adoração, serviço, boa música e solidez na Palavra. Tanto as bandas como os pastores que ministraram, mostraram que é possível fazer eventos de qualidade no meio cristão, conectando adoração e serviço no Reino de Deus.
Sessão de Pastores
O evento teve início pela manhã de sexta na IMOSP (Igreja Missionária Oriental de São Paulo) com coletiva de imprensa e na parte da tarde uma sessão de pastores, que contou com a presença do Pastor, médico e deputado Carlos Alberto Bezerra da Comunidade da Graça, que abriu a sessão lembrando que aquele dia (25/05) era o Dia Estadual das Crianças Desaparecidas. Trazendo alguns dados como, 1 criança é abusada sexualmente a cada 8 minutos e 9 mil crianças desaparecem por ano, sendo a principal causa disso, a violência doméstica. O pastor encerrou lendo o Salmo 82:3-4: “Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios”.
Em seguida o Pr Adhemar de Campos conduziu um curto período de louvor e trouxe uma Palavra sobre a Igreja e os ministros de Cristo, baseado em 1 Pedro 2:4-5. Para encerrar a tarde, o Pr Ed René Kivitz falou sobre Teologia Latino Americana e a práxis da Igreja. Levando à reflexão da práxis como uma ação reflexiva, criativa, libertadora e radical.
Abertura Oficial
A abertura oficial do evento no entanto, foi somente às 20h na Igreja Bíblica da Paz em São Paulo, que contou com uma média de 3 mil pessoas. O ministério Livres para Adorar abriu a noite cantando sucessos como “Mais Forte que a Morte”, “Teu Amor Não Falha” (versão em português gravada por Nívea Soares da música Your Love Never Fails), e também músicas do novo CD Mais um Dia. Na abertura, o evento contou com convidados especiais como Christie Tristão do Ministério Asas da Adoração e seu esposo Nelson, diretor da Onimusic, atual distribuidora dos CDs do Livres para Adorar. Além do casal, estavam também Tiago e Carol Suguihara da banda Storge2 e os irmãos Jeferson e Suellen, do Para Nossa Alegria.
O Pr Ed René Kivitz da Igreja Batista de Água Branca em São Paulo, trouxe uma Palavra sobre Zaqueu e a diferença entre simplesmente contemplarmos Jesus e de fato termos Ele vivendo dentro de nós, que vem mediante uma vida de intimidade no secreto e nos transforma ao ponto de agirmos para mudar a sociedade em que vivemos.
Matt Redman entrou no palco e o público vibrou ao som de canções como “Dancing Generation” (Geração que Dança), “You Never Let Go”, “Our God”, “Facedown” (Com Meu Rosto ao Chão), “Heart of Worship” (Essência da Adoração), “Blessed be Your Name”, “We Stand” (Me Rendo a Ti), “10.ooo Reasons” e “We are the Free”, estas 2 últimas do CD 10.000 Reasons lançado em 2011. Foi a primeira vez de Matt Redman no Brasil, e ele estava muito feliz com a adoração do público brasileiro. Ele mesmo disse que, ao invés dele ministrar ao povo, os brasileiros ministraram a vida dele. No final, o cantor afirmou que o Brasil é uma nação inspiradora.
Matt contou com a tradução de Gerson Ortega na sexta à noite e de seu filho Rafael Ortega, que faz parte da banda Ortegas, no sábado pela manhã. Para você que não conhece a banda, aqui no G+ você pode fazer download grátis da banda Ortegas.
Durante o Sábado
O sábado iniciou com um momento de adoração intimista liderado por Matt Redman, que também trouxe uma curta Palavra, falando de testemunhos do seu dia-a-dia, família, infância, levando o público a refletir sobre a forma como vemos Deus, pois isso afetará diretamente toda nossa vida. O Pr Adauto Lourenço encerrou o período da manhã com o tema Verdade Absoluta, onde através de um profundo conhecimento da Ciência e Leis Naturais, mostrou a veracidade da existência de Deus e apresentou Jesus como a verdade absoluta.
John Mark MacMillan retomou as ministrações na tarde de sábado com algumas de suas músicas e surpreendeu ao cantar em português o refrão de “Skeleton Bones’’ (confira abaixo o vídeo). O público cantou em alta voz “How He Loves” (Ele me Ama) e John encerrou o período, afirmando que Deus o trouxe para o Brasil para ser abençoado pela Igreja brasileira.
Uma palavra baseada em Isaías 6 foi ministrada em seguida pelo Pr Luiz Sayão, onde ele pôde explorar a vida de Isaías, quando o profeta, ainda novo, foi impactado por uma revelação de Deus que mudou sua forma de olhar sobre si.
Entre as pregações, a banda 5AM ministrou algumas de suas músicas. Com letras intensas e um som que utiliza diferentes efeitos eletrônicos, a banda aproveitou para divulgar o lançamento do novo CD que acontecerá dia 10 de novembro deste ano na IMOSP.
A tarde, a Palavra ficou com o Pr Antonio Carlos Costa do ministério Palavra Plena, que busca alertar o Brasil e o mundo sobre as atrocidades que ocorrem hoje na nação brasileira. Após ter entrado em carceragens da Polícia Civil, realizado trabalho em favelas e ter tido contato direto com parentes de vítimas de homicídio, o Pr Antonio busca, através de mensagens e protestos, despertar o povo para a necessidade de transformação da realidade de uma nação que nos últimos 10 anos perdeu mais de meio milhão de pessoas assassinadas.
Encerramento
A noite começou com John Mark MacMillan, que durante suas canções testemunhou sobre a experiência de ver composições suas sendo cantadas por todo mundo. Para o cantor, é maravilhoso perceber que Deus pode ministrar ao coração de outros da mesma forma como ministrou ao dele no momento em que foi inspirado para compor.
Daniele Son, esposa de Juliano Son compartilhou sobre o Livre Ser – Projeto Piauí. O Livre Ser é um projeto social que já funciona em São Paulo e está agora em fase de expansão para o Piauí. Em breve divulgaremos aqui no G+ maiores informações sobre esse projeto para que você possa conhecer e fazer parte dele!
A última ministração do evento, ficou com Juliano Son, que falou sobre A Igreja que Deixa de Amar, baseado em Apocalipse 2 e em seguida, uniram-se o ministério Livres para Adorar e Matt Redman para ministraram a canção Heart of Worship (Essência da Adoração) e Rei da Glória. Em seguida foi a vez de John Mark MacMillan unir-se ao Livres para Adorar e cantarem “How he Loves Us” (Ele me Ama). O cantor ficou tão impressionado com a reação das pessoas, que em dado momento filmou como seu próprio celular o grande coral cantando sua música.
O ministério Livres para Adorar fechou a noite com chave de ouro, cantando músicas como “Vai Valer a Pena”, “O Ladrão em Mim”, “Uma Vida Inteira”, “Fez Um Caminho”, “Leva-me” e “Quando o Mundo cai ao meu Redor” que já conta com clipe oficial lançado aqui no G+.
Depois de fortes ministrações, Palavra, adoração, celebração e muito mais, os participantes do Livres 2012, pessoas de diversos estados brasileiros, voltaram para seus lares no mínimo, com um incômodo em seu íntimo. Mas trata-se de um incômodo positivo, que nos leva à reflexão, revelação, conscientização, ação e transformação não só em nós, mas aonde estamos plantados.
Mais do que um evento com qualidade musical, o Livres 2012 traz uma mensagem de alerta à Igreja brasileira sobre a responsabilidade social da mesma. A ação social não deve ser uma estratégia de evangelismo para crescimento da Igreja, e sim, uma resposta da Igreja à uma necessidade já revelada desde o início na Palavra de Deus, que é olharmos para o necessitado, os pobres, órfãos e viúvas, e assim buscarmos trazer e viver o Reino de Deus entre nós.
Livres 2012…sim, Valeu a Pena!
Texto e Fotos por: Denise Cortazio e Monique Guarita / Edição de Fotos por: Beatriz Hummel.