O mercado fonográfico enfrenta uma crise em relação às vendas de CD’s e DVD’s, porém no segmento gospel essa crise passa longe, atraindo grandes multinacionais para essa fatia de mercado.
Um exemplo da grande fase que o mercado vive é o cantor André Valadão, que com apenas dois dias de lançamento, alcançou a marca de 50 mil cópias, recebendo disco de ouro na primeira tiragem. De acordo com o jornal Correio Braziliense, o CD do Padre Fábio de Mello, em uma semana, vendeu 160 mil cópias, enquanto que a famosa dupla sertaneja Victor & Léo lançou há mais de um mês o CD Amor de Alma e vendeu metade da quantidade alcançada por Fábio de Mello.
A boa vendagem atraiu a maior gigante da comunicação brasileira. Depois de lançar a coletânea Promessas, com quatro CD’s com músicas que foram sucessos da música gospel e vender 480 mil cópias, a Globo resolveu produzir o Festival Promessas, que alcançou boa audiência em sua exibição.
O aquecimento do mercado motiva as gravadoras a investirem pesado na contratação de novos talentos. Um exemplo é o garoto Jotta A, revelação do Programa Raul Gil e que lançará seu primeiro CD no próximo ano, com tiragem de 500 mil cópias, similar à grande revelação da música sertaneja, a cantora Paula Fernandes.
Há quem diga que a mensagem de que pirataria é pecado influencia no comportamento do público: “Nosso público é muito fiel e entende que pirataria é pecado, é crime. Essa nossa pregação é muito clara”, afirmou Fernanda Brum.
Para Regis Danese, autor do maior hit dos últimos anos, “Faz um milagre em mim”, a qualidade dos artistas gospel influenciam na ascenção do mercado. “Acredito que esse crescimento se dá porque as pessoas estão reconhecendo a nossa qualidade musical e como ela faz bem para a alma e para o espírito. O mundo está sofrendo muito e a música traz restauração, paz, cura e libertação”, afirmou o cantor, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias.
Fonte: Gospel+