A cantora Eyshila realizou uma coletiva de imprensa para detalhar o lançamento do CD “Jesus, o Brasil Te Adora” na última semana.
Durante a entrevista, a cantora explicou o motivo da escolha do título do álbum, falou sobre testemunhos específicos que serviram de inspiração para composições e também da ousadia de inserir influências musicais brasileiras nas canções do disco.
No evento, a cantora apresentou os clipes das músicas “Corro Pra Ti” e “Profetiza” e adiantou que o material para o clipe da música tema do álbum já foi captado, e agora a equipe do diretor Hugo Pessoa trabalha na edição: “Por ser uma canção mais elaborada, com muito movimento e inovadora, a produção foi mais difícil de fazer. O material já está pronto, mais ainda não chegou para nós. Prometemos disponibilizar para vocês nos próximos dois meses”.
Confira abaixo a íntegra da entrevista concedida pela cantora à assessoria de imprensa da Central Gospel Music no evento de lançamento:
Esse será o 12º CD de sua carreira, mas o primeiro pela Central Gospel Music. Qual a sua expectativa para essa nova fase?
Esperei muito por esse tempo que estou vivendo agora, e a minha expectativa é muito positiva. Mudanças radicais costumam assustar-me um pouco, mas estou em paz para aceitá-las, desde que venham de Deus. A Central Gospel Music é uma gravadora que, apesar de jovem, é muito bem estruturada e dispõe de profissionais de alto nível. Sinto-me acolhida e segura. Na verdade, sinto-me em casa.
Você apresenta uma proposta diferente nesse novo CD. Por que decidiu investir em um disco temático?
A ideia desse CD nasceu enquanto eu dirigia o meu carro e falava com o Senhor. De repente, deparei-me com um outdoor. Nele, estava a foto de uma jovem, com uma guitarra nas costas e as mãos erguidas. Parecia uma adoradora, mas não era. Na verdade, era a propaganda de um festival de música secular que acontece no Rio de Janeiro periodicamente. Senti-me ofendida. Pensei: a nossa adoração precisa ser mais forte do que o som que esse povo emite. E eu orei: “Senhor, ensina o povo brasileiro a adorar a Ti com mais intensidade”. Naquele momento de oração, surgiu o título do CD: Jesus, o Brasil te adora. Eu já possuía algumas canções guardadas para esse tempo; mas, a partir daquele dia, comecei a pedir ao Senhor músicas com ritmos e temas voltados para essa visão. Há três assuntos latentes nesse trabalho: Jesus, adoração e o Brasil.
O público pode esperar uma Eyshila diferente nesse CD, ou você inova, mas mantém a essência?
Posso dizer que ousei um pouco, mas mantive a essência. Gravei canções que, em outros tempos, eu não gravaria, mas com muita consciência de que o fiz no tempo certo, de uma forma muito sincera e guiada por uma visão vinda de Deus. Acho que inovar sem perder a essência, definitivamente, expressa o que eu espero desse trabalho.
Entendemos que esse é um projeto inspirado por Deus e que já existia no seu coração há algum tempo. Fale um pouco sobre esse tempo.
Na verdade, eu trabalhei no CD desde a sua concepção. Guardei cada canção que surgia com um ritmo diferente. A canção Profetiza, inclusive, completou sete anos de vida. Eu estava guardando-a para o tempo certo. Espero poder unir-me, mais uma vez, a todos os profetas que Deus tem levantando no Brasil – que não são poucos – e profetizar sobre a nossa nação. Desde que esse CD foi concebido, tenho olhado para o Brasil com outros olhos, estudado a sua história e orado de uma forma diferente. Também estou aprendendo a adorar a Deus como uma brasileira genuína.
O público votou e escolheu a capa do novo CD. Essa também foi a sua preferência?
Confesso que essa não foi a capa que escolhi, mas, depois de avaliar a opinião da maioria esmagadora, tive de me render e aceitar, mas fiquei satisfeita com o resultado final.
Jesus, o Brasil te adora tem 14 faixas e o repertório está bastante diversificado.
É verdade. Dessas 14 faixas, sete são de minha autoria e uma das músicas eu gravei em dois idiomas: português e inglês. É uma versão do Matt Redman chamada Dancing Generation(Geração que dança). Vocês vão ouvir uma música americana gravada em ritmo baiano, com percussão importada da Bahia. Ficou muito legal! Há músicas do Emerson Pinheiro e da Fernanda Brum, do Davi Fernandes, do Nani Azevedo, do Tony Ricardo, e uma parceria com o Pregador Luo. Tudo preparado, especificamente, para esse projeto.
Além do Pregador Luo, o CD também conta com a participação especial de Davi e Verônica Sacer e Jozyanne. Como você explorou estilos tão diferentes?
Com o Pregador Luo, eu canto um Hip hop; com o Davi e a Verônica Sacer, uma canção de adoração; e com a Jozy, uma canção sertaneja. Admiro profundamente cada ministério. Só quis ter a oportunidade de gravar com adoradores com os quais nunca gravei, e escolhi pessoas que respeito profundamente. As canções foram selecionadas de acordo com o estilo de cada um. Foi muito especial!
A produção leva a assinatura do pastor Emerson Pinheiro. É uma parceria antiga?
Sim. O pastor Emerson, marido de minha grande amiga Fernanda Brum, mais uma vez me surpreendeu com seu talento e dedicação. Fiquei comovida com cada canção que ele arranjou. Além de conseguir compreender exatamente o que havia em meu coração para cada música, ele me presenteou com uma canção belíssima, Amo o meu povo, feita em parceria com a Fernanda. Chorei quando a escutei pela primeira vez.
Nesse CD, você explora elementos instrumentais da música brasileira. São instrumentos que normalmente não utiliza em seus trabalhos?
São instrumentos que eu jamais havia usado em minha vida, e nunca pensei que gostaria tanto do resultado. O produtor colocou banjo, viola de dez cordas, tamborim surdo, percussões diversas, algumas que nem sei o nome. É impressionante como Deus nos prepara para aquilo que Ele mesmo nos dirige a realizar. De repente, vi-me gravando coisas que jamais parei para ouvir, porque não gostava. Agora eu amo! Amo tudo o que Deus colocou nas mãos dos brasileiros para adoração. O mundo tomou posse por algum tempo, porque nós deixamos. Mas, a igreja tem se levantado para tomar de volta o que lhe pertence, inclusive os ritmos. Graças a Deus! Antes tarde do que nunca. Jesus, o Brasil te adora!
A primeira música do CD é uma canção de sua autoria, intitulada Jesus, o Brasil quer te adorar; e a última, de Tony Ricardo, tem o título Jesus, o Brasil te adora. Que impacto você pretende causar com essas canções?
O CD apresenta uma sequência lógica. Começo com um desejo e termino com uma atitude. É exatamente o que espero que aconteça na vida de quem tiver acesso a esse CD. Que a adoração não fique só na vontade, mas que se torne uma realidade no dia a dia de cada brasileiro. Não considero que sou a primeira ou única a levantar esse clamor. Só desejo ser mais uma adoradora que se posiciona em busca de um Brasil avivado, que ama a Cristo e que expressa isso em sua forma de viver e de adorar.
Assista abaixo, aos clipes “Eu corro para Ti” e “Profetiza”:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+