O cantor Bruno Rodrigues disponibilizou duas músicas em MP3 para download gratuito aqui no Gospel+.
As músicas “Colo” e “Seguro” fazem parte do CD “Livre”, o primeiro da carreira de Bruno Rodrigues, lançado de maneira independente.
Conversamos com Bruno Rodrigues sobre sua carreira, produção do CD, mensagem das músicas e outros temas. Confira a entrevista:
Conte-nos um pouco sobre você e suas origens na música cristã.
Eu frequento a igreja desde os 12 anos, mas meu real encontro com Deus só se deu aos 17 anos. Sou pai de três filhos, e aprendo cada dia mais um pouquinho sobre como devo amar a Deus através deles. Meu primeiro contato com a musica foi na igreja que me converti quando tinha uns 13 ou 14 anos, quando na falta de músicos me ofereci pra aprender contrabaixo com o líder de louvor. Este ainda muito jovem também passava uma lição e sumia pra jogar bola, voltando umas três horas depois pra ver se eu tinha aprendido a tocar (risos). Comecei a cantar com uns 17 anos eu acho, em uma situação bem incomum. O líder de louvor queria ministrar uma canção que não sabiam a letra e eu conhecida, então ele pediu que eu fosse sussurrando no ouvido dele a letra enquanto tocávamos. Após a primeira parte da Musica ele se afastou do microfone e disse “canta aí” (risos). Morri de vergonha pois nunca havia cantado em público, mas acho que deu certo pois o pastor pedia pra repetir a música em quase todos os cultos por uns três meses (risos). Após isto eu vivi uma época de mudanças experimentando um pouco de outros gêneros musicais, passado pela black music, rock, entre outros. Em 2007 tive uma experiência com Deus onde ele disse que usaria minha vida em algumas questões muito específicas, e desde então venho sendo moldado e preparado pra isto.
Quais as suas influências musicais como um todo?
Casa de Davi, Jason Upton, Heloísa Rosa, Steffany Frizzell.
Existe algum artista cristão da atualidade que se destaque, a seu modo de ver?
Jason Upton. Me identifico muito com o trabalho dele, acho que ele faz o tipo música que eu adoraria ter liberdade nos cultos pra ministrar, livre de temas de efeito ou campanhas, canções que exaltam somente a paternidade de Deus.
Como enxerga o nível de produção musical nacional em relação a conteúdo, originalidade e profissionalismo?
Acho que a produção nacional tem alcançado níveis de profissionalismo cada dia maiores, creio que em relação a qualidade não devemos muito as produções gringas, é lógico que o investimento lá fora é bem superior ao nosso em relação a equipamentos, pois ainda custa muito caro no Brasil fazer algo com qualidade e ter bons equipamentos. Em relação a conteúdo e originalidade acho que temos deixado um pouco a desejar, embora existam exceções de grande expressividade, a grande maioria dos trabalhos meio que pendem para o mesmo lado ou são cópias de algo já feito e que deu certo lá fora, mas vejo mudanças.
Já tocou ou participou de algum projeto de outros artistas cristãos ou seculares?
Não, ainda não tive oportunidade para tal, mas adoraria.
Durante a produção de seu novo CD, houve a preocupação em imprimir alguma diferença significativa em relação aos trabalhos anteriores?
Este é o meu primeiro CD, no entanto, tive a preocupação em tentar não fugir muito da maneira como recebi as canções originalmente, o que foi bem complicado, mas tentei de todas as formas trazer a ideia de um relacionamento simples, cotidiano de um filho apaixonado por seu pai
Atualmente, você desenvolve alguma atividade fora da música?
Sim, trabalho. Sou profissional da saúde em um CTI no Rio de Janeiro
Quais são os planos em termos de carreira musical para os próximos anos?
Embora ainda esteja cedo, estou com ideias para o próximo CD, e já estou trabalhando quietinho nas músicas e na cara que ele terá, mas meus planos para os próximos anos é continuar fazendo músicas que inspirem pessoas a se relacionarem com Deus como filhos de forma mais simples e sem tanta religiosidade. Creio que foi pra isto que Deus me chamou.
Quem foi o responsável pela produção do CD?
Não houve um responsável propriamente dito, o meu CD foi a junção do esforço de muitos amigos que se doaram pra fazer isto acontecer. Não houve a figura de um produtor, eu dizia algumas coisas, outro ajustava, outro concordava ou discordava e assim foi. Mas a maior contribuição técnica sem duvida foi a do pastor Luizão Dantas (meu pastor) que operou durante a gravação e fez toda a mixagem.
Quem são os compositores?
Neste CD todas as composições são minhas.
Gostaria de contar a história de uma música específica ou sobre a gravação desse CD?
Cada uma das canções tem uma história, praticamente todas elas nasceram de uma experiência pessoal, e chega a ser difícil escolher uma, mas nesta oportunidade vou contar a história da música “Jesus meu irmão”, que entrou como faixa bônus, pois o CD já estava fechado quando recebi ela do Senhor. Após a gravação do álbum eu estava vivendo um tempo onde o meu relacionamento com Deus parecia que não me satisfazia mais, eu passei a desejar uma intimidade, um relacionamento quase que humano com Deus. Tive dificuldades de orar pois a sensação que eu tinha era que eu estava falando sozinho. Não era mais suficiente ouvir Deus no meu coração, nem ter impressões, ou visões de algo espiritual, eu queria escutar a voz de Deus como ouço a voz dos meus filhos e amigos, e ter qualquer coisa menos que isto me doía muito. Queria viver o que Adão vivia, e eu dizia que isto tinha de ser possível, pois já que o sacrifício de Jesus restaurou a aliança perdida no Éden, justificou o meu pecado e me deu livre acesso a Deus, tinha de haver uma forma. Fui muito criticado por alguns na época, que em outras palavras diziam que eu estava tentando tornar Deus humano demais (risos). Sempre que ouvia coisas assim eu ficava pensávamos: será que algum dos querubins, serafins ou seres viventes questionou isto a Deus quando ele decidiu enviar Jesus como homem? Tipo… ‘Deus, você não acha que esta se fazendo humano demais fazendo isto não?’(risos). Enfim, um dia no meu quarto estava orando e chorando sobre isto, colocando pra Deus que o que eu estava desejando não era nenhum absurdo. Que eu não queria prata e nem ouro, que e não era por prosperidade ou bens que eu estava chorando e sim por mais dele. Ao terminar de orar, Deus pegou tudo o que eu havia dito e me devolveu pronto, com melodia, arranjo etc. Eu levantei sentei na cadeira e toquei a música toda. E tive de fazer ela toda por fora, em outro estúdio, com outro musico, e inserir ela no CD.
Além do CD, existem outras formas de adquirir as músicas do trabalho?
Ainda não, mas estamos trabalhando pra colocar uma forma de download em nosso site.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
Desejo a todos os leitores que Deus se revele a vocês da mesma forma como ele tem se revelado a mim, dando a cada um de vocês um coração de filhos, dispostos a ama-lo e obedecê-lo e honrá-lo da forma como um Pai merece.
Ouça as músicas “Colo” e “Seguro” nos players abaixo, e se optar por baixar o MP3, clique com o botão direito do mouse sobre o título da faixa escolhida e faça o download:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
O Gospel+ possui um espaço para artistas cristãos, independentes ou não, divulgarem seus trabalhos, disponibilizando músicas de CDs em arquivos formato .mp3 para download gratuito aos nossos leitores.
Se você tem uma banda ou conhece alguém que tenha produzido algum trabalho de música gospel e queira disponibilizar o conteúdo em formato MP3 para download gratuito e legalizado, entre em contato conosco, para que possamos ajudar a divulgar. Basta acessar o endereço redegmais.com.br/contato e nos enviar todas as informações relativas ao projeto, que teremos imenso prazer em ajudar!