A banda Overturn disponibilizou o EP “Enganoso Coração” completo em MP3 para download gratuito através do Gospel+.
O EP foi lançado este ano e a faixa-título do álbum já havia sido liberada anteriormente para download neste canal.
Agora, conversamos com Gah Góes, vocalista da banda, sobre o trabalho desenvolvido pela Overturn e sua visão a respeito do meio gospel nacional. Confira:
Conte-nos um pouco sobre vocês e suas origens na música cristã.
Bem… Nós somos 5 rapazes e uma garota da cidade de Bauru. Gui Texas (guitarra), Hirai (guitarra), Pedro (bateria), Arthur (baixo), Bel Balderramas (vocal), Góes (vocal, violão e guitarra adicional).
Nós todos sempre fomos da igreja. Nascemos em berços cristãos. Todos começamos tocando na igreja, ministério de jovens, de música (louvor e adoração), evangelismo e etc… Mas foi em 2005, que eu (Góes) soube o que eu realmente queria fazer para o mandamento de Cristo: o “ide e pregai”. Foi quando conheci o som da banda Mortification… Daí pra frente é uma longa história.
Quais as influências musicais como um todo?
Gostamos de bandas como Underoath, Paramore, Emery, Demon Hunter, Mortification, The Almost, P.O.D….
Existe algum artista cristão da atualidade que se destaque, a seu modo de ver?
Olha… Gosto muito do Aaron Gillespie, Rodolfo Abrantes, Steve Rowe… Essas pessoas são bons exemplos de cristãos para mim.
Como enxerga o nível de produção musical nacional em relação a conteúdo, originalidade e profissionalismo?
Hoje temos grandes profissionais nacionais. Graças a Deus, a tecnologia possibilitou que grandes talentos “underground” pudessem ser descobertos com tamanha acessibilidade à equipamentos e softwares que temos hoje disponível por um custo “acessível”. Também temos pessoas que buscam ser originais sempre, e isso é ótimo. O profissionalismo é algo que, também, tem crescido. Porém, certas vezes, serve como ‘tabu’ em determinadas situações ou congregações (assim como a famosa questão de que “músico cristão deve tocar somente para adoração, e não por dinheiro”).
Vocês já tocaram ou participaram de algum projeto de outros artistas cristãos ou seculares?
Como nossa ênfase é o evangelismo e resgate de almas desviadas, a gente procura tocar em locais seculares (bares, casas de shows, praças, etc…), e graças a Deus, temos entrado nesses lugares e impactado almas.
Durante a produção deste EP, houve a preocupação em imprimir alguma diferença significativa em relação aos trabalhos anteriores?
A gente tentou se preocupar bastante com as mensagens e com o nosso amadurecimento musical… No começo, éramos em 4. Hoje somos em 6 pessoas. E com isso os compromissos crescem, a galera começa a pedir mais músicas gravadas, e sentimos que precisávamos estar preparados para ter um bom trabalho para ser apresentado. Então tentamos nos superar e crescer (espiritualmente e musicalmente).
Atualmente, vocês desenvolvem alguma atividade fora da música?
O Gui estuda T.I. em São Paulo, faz estágio na faculdade. Pedro trabalha no projeto sociocultural ‘Guri’. O Arthur e Hirai estão terminando o colegial. A Bel tá terminando a faculdade de Design, e o Góes (no momento) é professor de violão e músico profissional.
Quais são os planos em termos de carreira musical para os próximos anos?
Bem… Estamos divulgando nosso EP, no momento. Pretendemos gravar alguns clipes, uma single, e mais pra frente gravar um CD… Por enquanto é o que temos em mente… Esperamos, também, convites de produtores de eventos, igrejas e etc., que quiserem nos chamar pra tocar.
Quem foi o responsável pela produção do CD?
Foi o nosso grande amigo e irmão, Adriel Felipe. O cara tá começando no ramo, mas já se mostra capaz… Ele tem estudado durante anos sobre os processos de gravação. E ainda estuda. O cara tira um som de bateria que é animal…
Quem são os compositores?
Todos, de alguma forma, somos responsáveis por arranjos e finalização das músicas. Mas, de modo mais específico, as composições vêm do Góes, da Bel e do Texas.
Gostaria de contar a história de uma música específica ou sobre a gravação deste EP?
A música “Perto de Ti” sofreu algumas mudanças de nome, até receber esse nome. Primeiramente, a gente não conseguia um nome para a música, e a gente a chamava de “Música da Bel” (já que foi ela quem compôs. Então, um dia, precisávamos colocar um nome na música. Então fomos lendo a letra e dentre uma das frases ‘gritadas’, a gente escolheu o nome “Velha História” pra batizarmos a canção. Logo depois, fomos gravar um webclipe acústico dessa música. E os nossos amigos, que filmaram e editaram o clipe, não sabiam o nome da música. Então escutaram ela e acharam que o nome da música era “Perto de Ti”. Então colocaram esse nome no vídeo. Quando o vídeo já estava finalizado, é que vimos que o nome estava errado… Tarde demais: o nome da música virou “Perto de Ti”.
Além do CD, existem outras formas de adquirir as músicas do trabalho?
Todos podem escutar as músicas em nosso Soundcloud, acompanhar as letras e clipes no nosso Youtube e baixar nosso EP gratuitamente em nosso blog: overturnband.blogspot.com.br.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
Obrigado a todos que nos acompanham, que nos ajudam a andar nesse caminho difícil que é a música no Brasil. Estejam firmes e espertos nos dias de hoje. Cuide de sua vida espiritual, acompanhe a vida de quem está próximo a você, e façam novos discípulos de Cristo. O Juízo Final vai ser glorioso! Deus vos abençoe!
Ouça as músicas do EP “Enganoso Coração” nos players abaixo e conheça o trabalho da banda Overturn. Para baixar o MP3, clique com o botão direito do mouse sobre o título da faixa e faça o download:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
O Gospel+ possui um espaço para artistas cristãos, independentes ou não, divulgarem seus trabalhos, disponibilizando músicas de CDs em arquivos formato .mp3 para download gratuito aos nossos leitores.
Se você tem uma banda ou conhece alguém que tenha produzido algum trabalho de música gospel e queira disponibilizar o conteúdo em formato MP3 para download gratuito e legalizado, entre em contato conosco, para que possamos ajudar a divulgar. Basta acessar o endereço redegmais.com.br/contato e nos enviar todas as informações relativas ao projeto, que teremos imenso prazer em ajudar!