Na última quarta feira (02), a cantora evangélica Célia Sakamoto (PSB) assumiu o cargo de prefeita na cidade de Itaí, no interior de São Paulo. Sakamoto assumiu o cargo interinamente, porque o prefeito eleito na cidade teve sua candidatura cassada.
Luiz Antônio Paschoal, que foi prefeito na cidade entre 2009 e 2012, buscou a reeleição e em outubro ele recebeu 51,71%. Porém, de acordo com Ministério Público, ele teria contratado um jornal para publicar reportagens sobre ele durante as eleições, e por isso está sendo investigado, e não pode tomar posse do cargo no executivo.
A cantora foi eleita vereadora e tomou posse na terça-feira (1º). Após a cerimônia de posse, os vereadores elegeram a mesa diretora, e Sakamoto foi escolhida como presidente da Câmara Municipal. Como determina a constituição, na ausência de prefeito e vice-prefeito, o cargo fica interinamente sob a responsabilidade do presidente do legislativo.
Como presidente da Câmara, Célia Sakamoto vai permanecer no cargo de prefeita até que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decida acatar ou não a denúncia contra Paschoal, segundo informações do G1.
– Vou procurar fazer tudo dentro dos trâmites legais, respeitando a população itaiense e também respeitando o grupo de vereadores que está junto comigo – declarou a cantora ao jornal da TVTEM, retransmissora da TV Globo na região de Avaré.
Se as denúncias contra o ex-prefeito formem confirmadas pelo TRE a cidade terá que passar por uma nova eleição.
Por Dan Martins, para o Gospel+