Catedral x MK: banda ganha processo contra a gravadora

36

A banda Catedral ganhou um proceso que tramitava há quase 10 anos contra a gravadora MK Music, antiga MK Publicitá.

Conheça a história:

A banda foi contratada pela MK, onde lançou seus CDs “Contra Todo o Mal” (1994), “O Sentido” (1995), “Eterno” (1996), “Catedral en Español” (1998) e “A Revolução” (1998). O grupo liderado por Kim estava em alta em 1998 e ganhou boas posições no Disk MTV – antigo programa que mostrava os clipes mais pedidos da semana por telefone.

Diante do sucesso, a banda Catedral foi convidada para assinar um contrato com uma das maiores gravadoras seculares: Warner Music. O contrato com a MK Music foi rescindido por acordo mútuo.

Para iniciar a divulgação com a nova gravadora, a banda concedeu uma entrevista ao site “Usina do Som”. Contudo, na entrevista, foram publicadas diversas frases que supostamente ditas pela banda com conteúdo ofensivo à igreja e ao mercado evangélico. Os membros do Catedral negaram veementemente terem afirmado aquilo, acusando o site de ter distorcido o que fora falado.

A gravadora MK publicou em diversos meios de comunicação que a rescisão do contrato havia acontecido exatamente porque a gravadora não queria uma banda sem compromisso cristão (com base na entrevista para o “Usina do Som”). Afirmava em diversos pontos que a banda não estava mais na MK como uma espécie de punição.

A imagem da banda Catedral e de seus componentes foi severamente abalada, uma vez que até mesmo na mala dirta da gravadora MK existiam “alertas” quanto à banda e sua “falta de compromisso”.

Diante de toda esta confusão, a banda Catedral decidiu processar a MK. A gravadora, por sua vez, tentou virar o processo através de uma “Reconvenção” – onde o autor vira réu e vice-versa – o qual não logrou êxito.

Sentença

Após quase 10 anos de briga judicial, o juiz Werson Franco Pereira Rêgo proferiu sentença nos processos, condenando a gravadora a pagar uma indeização no valor de 300 mil reais a título de danos morais em cada um dos dois processos ajuizados pela banda e por seus componentes que também viram seus trabalhos solos afetados. O prazo para a gravadora recorrer da decisão já terminou e o site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não aponta a interposição de apelação, recurso cabível no caso.

Fonte: Gospel+
Com informações do site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e NT Gospel


36 COMENTÁRIOS

  1. MUITO BEM POE ESSA CAMBADA DE PILANTRA PARA PAGAR CADA CENTAVO.
    CATEDRAL É CATEDRAL !!
    FIRME E NA BALADA !!!
    MK COITADINHOSSSSSSSSSS !!
    QUE NADA VAMOS DERRUBAR A HIPOCRISIA DELES !!!

  2. Quantos crentes de ‘araque’!
    Sempre envergonhando o Senhor.
    Vão se converter. Nunca leram que deve-se resolver seus problemas diretamente???? Vão ler mais a Bíblia.

    • Então continui lendo até chegar, não julgue para não seres julgado. Pessoas assim q n acompanham de perto o trabalho deles simplismente chegam e falam sem saber de nada e nem do q se esta falando, misericordia!

  3. SÓ A MK MESMO, PRA TER TANTO PROBLEMA ASSIM , OU GRAVADORINHA VIO…POR ISSO CASSIANE SAIO, RAISSA E RAVEL TAMBEM ………..SO SABEM PROCESSAR , QUE BOM QUE PERDERAM O PROCESSO……

  4. O que eu vejo á que hoje em dia o mercado gospel é so mais um mercado de musica como outro qualquer, pois existem contratos, clausulas, e se isso for quebrado cabe processo na justiça, fico pensando quando esses irmãos chegam diante do juiz impio o que ele pensam dos evangelicos? mas em questão do CATEDRAL,

  5. CATEDRAL sempre foi pesseguidos não sei qual é o motivo, acho que falar a verdade ou ser sincero é ser chato ou ser mal visto, pois existem coisas no meio gospel que ninguem fala nada como: A traição de KLEBER LUCAS, desmonte de varias bandas como NOVO SOM, OFICINA G3, TRAZENDO A ARCA, RPOCESSO ENTRE TOQUE NO ALTAR E TRAZENDO A ARCA, PAMELA BEBENDO COM OS AMIGOS ( FOTOS NA NET), O G3 CHEIOS DE TATUAGEM E PIENCIG E BRINCOS, PG CHEIO DE TATUAGEM E BRINCO, BRIGAS ENTRE MALAFAIA E CAIO FABIO E MARCOS FELICIANO EM BUSCA DE “PODER” NA MIDIA E DENOMINAÇÃO. COTAS DE PASSAGENS AEREAS COM O G3 COM BISPO RODOVALHO, DINHEIRO NA BIBLIA DA FAMILIA HERNANDES ( RENACER EM CRISTO), ISSO E OUTRAS MAIS QUE NINGUEM FALA OU CRITICA SÓ PASSA A NOTICIA, MAS CATEDRAL SEMPRE FOI PESSEGUIDO, É A VIDA…

  6. Lamento que o segmento gospel tenha ganhando holofotes frente aos tribunais de justiça. É lastimável ver irmãos se degladiando, quando com uma boa conversa e bom senso poderiam resolver as coisas.
    Sou pastor, e priorizo o Reino de Deus. Diferentemente de outros cristãos não vejo problema algum com a atitude do Catedral. Em relação as letras as canções não mudaram quase nada, eles apenas desrotularam a musica. Tem letras muito bonitas, não bebem , nem fumam , não são vistos em badernas , baladas. Francamente, acho que é melhor ser honesto quanto a sua profissão e quanto a sua escolha , do que enganar os outros. Se eles não se sentiam a vontade cantando apenas para um segmento , e tiveram coragem de assumir isso. Dizendo que eram músicos e faziam música para viver , não a encarando como um ministério, não vejo problemas nisso. Vejo sim problemas em muitos que alegam viver ministerialmente a música que cantam, mas a vida não é condizente com o que se prega.
    Nós cristãos precisamos deixar de ser legalistas e aprendermos que cada um dará conta a Deus! Partindo deste principio a pena para a MK é justa.

  7. Concordo com a Monika e com o Pr. Alexandre. Tambem sou pastor e me entristeco quando vejo que desavença entre cristaos vao parar nos tribunais de ímpios sendo que existem tribunais cristaos com mediadores, conciliadores e juizes convertidos ao Senhor, que ajudam as partes em litigios a chegar num acordo. Ou julgam a causa com base na Palavra de Deus e mantendo uma discricao. Mas nao sao procurados por falta de divugacao.

    Como disse o Pr. Alexandre, eu também “lamento que o segmento gospel tenha ganhando holofotes frente aos tribunais de justiça. É lastimável ver irmãos se degladiando, quando com uma boa conversa e bom senso poderiam resolver as coisas.”

    Como pastor, sugiro a estes irmaos em contendas, e a voces que vierem a saber de cristaos em desavença, a conhecerem o ministerio http://www.tribunalcristao.com.br

  8. Corrigindo meu nome: Pastor Weslei.

    Concordo também com o irmão ADRIANO ROTHMANS:

    Como estes juízes e funcionários dos fóruns que não são cristãos, devem ficar escandalizados ao verem em detalhes, os processos entre evangélicos que lhes chegam as mãos, para serem julgados.

    O que eles devem pensar dos evangélicos? E do evangelho? E de Deus? O que será que eles comentam com seus colegas de fórum? E com seus familiares quando chegam em casa?

    Realmente é lastimável. E estes irmãos em litígios que levam processos para o fórum ímpio, estão sendo pedra de tropeço para muitos funcionários destes tribunais que acabam tendo duvidas da paz que Jesus ensinou mas que muitos cristãos não aprenderam, não conheceram e, por isto não desfrutam.

  9. Meus irmãos vamos orar por eles.. pq se houver máguas, divisões etc..
    como entrar no céu dessa maneira ?
    se não amamos nossos irmãos a quem vemos como amar nosso Salvador Jesus!?
    irmão antes de metralharmos uns aos outros vamos nos examinar..
    cuidemos de não sermos juizes.

    paz de Cristo Jesus a todos
    Evangelista Altair

  10. Não gosto nuito do Catedral porque muitas de suas musicas não falam no nome de Deus e parecem musicas secular, e acho que a MK tambem Vê isso neles, mas creio que sejam servos de Deus e essas pendencias não precisavam ir pra tribunais do mundo, viram escandalos que envergonham o meio evangelico.

  11. Não concordo que o “catedral” seja perseguido, o fato é que passaram a dar péssimo testemunho, falar besteiras e se comportar como pop-stars e não como cristãos – o que infelizmente se tornou o padrão. Quem conheceu o panorama musical pré-catedral e por extensão pré-“gospel”, sabe o que estou dizendo. Agora, a MK estava certa nesse momento, pois pegava mal para a gravadora e para outros artistas cristãos ter a imagem associada a um clone do Renato Russo. Hoje não sei, parece que é tudo dinheiro, dinheiro e só dinheiro.

  12. Cada um é livre para apreciar os mais variados estilos musicais!

    Nessa peleja, só ficou evidenciada a velha militância carnal, terrena, humana e etc.

    Um pessoa transformada por Cristo não necessita recorrer a Tribunais para provar seu caráter. Nosso Reino não é deste mundo.

    Por outro lado, também não creio que seja apropriado a um cristão ficar exteriorizando comentários depreciativos acerca da conduta de quem quer que seja. Cabe somente a Deus tal julgamento.

    Eu, todavia, posso afirmar que nunca adquiri qualquer material da referida banda (seja a gravadora que for), até mesmo porque as letras compostas não correspondem ao que busco na música cristã. Mas, de fato, conheço pessoas que nutrem grande admiração por tal grupo.

    Espero que a banda e a gravadora experimentem um tempo de renovo em Cristo, sem demandas judiciais, porque ninguém aguenta mais ver tanta coisa vazia.

  13. Que o Catedral foi prejudicado isso é inegável. A Justiça reconheceu e ponto final. Temos que tomar muito cuidado ao falar dos caras da banda, pois de fato não sabemos o real teor da entrevista dada. Além disso, criou-se muita em coisa em cima dessa história, e as pessoas acabam falando demais. A MK deveria ter agido sem molecagem, mostrando o q de fato teria acontecido e não ficar jogando todo mundo contra a banda.
    Quanto à sentença, detalhe: A CONDENAÇÃO FALA EM R$ 300 MIL PARA CADA AUTOR DA AÇÃO, ou seja, cada componente da banda vai receber esse valor (corrigido monetariamente).

  14. Quem conhece o Catedral desde o início,sabe a diferença entre Renato Russo e Kim. Conheço a banda desde 1988 e sempre falavam de justiça social e de revolução. A banda em uma entrevesta na rádio Melodia (RJ),já havia dito que estaria deixando a MK para se dirigir a uma gravadora secular. O meio Gospel já sabia desta mudança. Em um debate na melodia a banda foi severamente atacada por diversos pastores dizendo que a banda havia “enganado o povo de Deus” e que alguns de seus seguidores diz um pastor….” Estariam proibídos de ouvir tal banda”.. Isto antes da morte do Cesar,(Guitarrista ).Até alguns “crentes” diz Kim..” Enviaram cartas ofensivas a minha filha Karem”..!Eu assiti a entrevista na “usina do Som” e li e reportagem e as palavras foram “distorcidas” mesmos..Muitas palavras da banda foram destinadas aos” Pastores e seguidores hipócritas” e não ao corpo de Cristo.Hoje em dia existe um preconceito entre os crentes. Quem é roqueiro e gosta de pop rock é do diabo e quem gosta de forro e ” Ré pléplé é vaso de Deus. O Catedral sempre foi vitima disto… A quem diga que o Catedral nunca foi uma banda evangélica. e as músicas: Espírito Santo,bendize óh minh’alma ao Senhor,chame a Deus,galhos secos,Dont go away? Reflitam nisto.. Luciano Magno Evangelista

  15. A questão não é o ritmo, é o conteúdo e a imagem – péssima entre o evangélicos. Muitas outras bandas passaram por isso, como Stryper, Petra e outras muito melhores musicalmente do que o catedral. O próprio Legião tem uma música que a letra é Coríntios 13, mas isso não faz deles cristãos. Catedral surgiu “no começo do fim” da música evangélica (fim dos anos 80). A música evangélica passava por momento de transformação e modernização. Houve muia melhora na execução, na técnica, na produção, na veiculação e na promoção. Mas no conteúdo o fenômeno foi inversamente proporcional. Quem acompanha não só uma banda, mas todo o contexto musical evangélico não desde 1988, mas de 1974, como eu, sabe disso. Os meninos foram vítimas desse context: tentaram inovar mas erraram – feio – o alvo, não se decidiram se faziam música para crentes ou para evangelizar os incrédulos. Tentaram passar mensagens de justiça social que atrai os do mundo, mas seu comportamento espantou os da igreja. Perderam o alvo e continuaram tentando “jogar só com a camisa”, levar a carreira só com o nome. Má assessoria? Má estratégia de marketing (público-alvo errado)? Isso dá assunto para um case de marketing cultural, um tema para pós-graduação.

  16. Shalom para todos!
    concordo com você Georges, A banda erro feio o alvo e isso é tema de POS tudo, tudo errado, poxa como eles erraram feio! Agora pouco voltou pra uma gravadora gospel, não sei se continua, 85% do publico são evangélicos.

    Shalom Adonai

  17. Eu sou evangélico e conheço o CATEDRAL a tempo, e desde muitos anos ouvi falarem mal da banda, dos integrantes e das músicas.
    Hoje algumas pessoas até me convidam a cantar, as músicas que a tempos atrás odiavam.
    É isso que acontece, Acredito no Catedral, não só porque gosto, mas porque passam uma mensagem no estilo pop-rock.
    Nada de anormal nisso!!!!
    O Catedral é Deus acima de tudo, creio nisto.
    Continuem assim, e verão o agir de Deus!!!!!!!!!!!!
    té mais…….

  18. bom comcordo com isso minha família todas são evagelicas,mas o motivo da CATEDRAL x MK eles sempre foi persseguido mesmo mas quem tem Deus e uma boa fé em seus corações sempre vensse…da i a pergunta, catedral tem as musicas bonitas como sempre, nenhuma tatuagem e picing pra min são ótimos e que Deus abençoi eles….

  19. EU NÃO GOSTAVA DE CATEDRAL ANTIGAMENTE,VI MEU COLEGA OUVINDO ELES E FIQUEI OBSERVANDO AS LETRAS DELES E REALMENTE SÃO ÓTIMAS DA I ENTÃO COMESEI A OUVIR AS MÚSICAS DELES NEHUN OUTRO A MAS N ÃO SER ESSA BANDA
    ELES VENSERAM PORQUE SÃO HOMENS LINPO SEM PALAVRÃO SEM TATUABENS ETC…
    E JUIZ OBSERVA ISSO ATÉ NOS MINIMOS DETALHES,E É CLARO QUEM TEM DEUS CHEGA AONDE QUER!!!!

  20. Saudações

    A banda Catedral perdeu muito com essa história. pois, lembro bem antigamete era tradição ir aos do Catedral. hoje para ouvir, para ter um show em Recife demora quase um ano e meio

    Gláucio Satana

  21. Saudações

    A banda Catedral perdeu muito com essa história. pois, lembro bem antigamete era tradição ir aos concertos do Catedral. hoje, para ter um show em Recife demora quase um ano e meio

    Gláucio Satana

  22. gosto p/caramba de catedral…e axo sim q eles sofrem perseguiçoes!!o fato deles terem tido a coragem de tirar um rotulo e viver verdadeiramente o q são incomoda mta gente q axa q pra ser cristão precisa ta pregando e e usando falsamente o nome de nosso senhor!!pois infelizmente o gospel virou um mercado…não tenho nada contra a mk..nem os conheço bem!mas gosto de mtos cantores deles…(oficina,PG…etc..!)e pra quem disse fez alguma comparação de kim com O R.Russo..fala serio??!”!nada haver..a voz pode ate ser parecida mas e dai?letras e ideologias completamente diferentes!!aFF gente sem cultura!!espero q processos como esses entre cristãos ñ aconteçam mais..
    fiquem tds na paz de Cristo……Magno Ricardo

  23. Para os q estão dizendo q isso deveria ser resolvido fora dos tribunais, espero q vcs façam o mesmo quando vcs trabalharem numa empresa e forem lesados no salário, férias etc. A MK é pessoa jurídica, é uma empresa e vive de lucro. Se cometeu dano moral aos integrantes da banda catedral tem q pagar sim. Até hj eu encontro pessoas falando q viram o kim no Jô etc., e olhe q hj com a internet com todas as informãções possíveis. A palavra diz dai a Cezar o q é de Cézar e a Deus o q é de Deus. Se dá pra resolver na conversa é bom, mas senão é melhor procurar a justiça pra intermediar. Agora imagine vc trabalhar numa empresa ser lesado de uma forma absurda e simplesmente perdoar. O perdão é entre as pessoas, não entre empresa com tantos investidores só querem saber se tá dando lucro ou ñ.

  24. Bom, não sei como e a vida do Catedral.Mas o Catedral teve uma atitude
    incerta na questão de processar A MK.Sei que posso estar errado, mas é o que eu acho pois, se eles estavam no mundo gospel tinham que estar lá para adorar o Senhor, JESUS, Não para ganharem dinheiro.!

    Mas admiro eles pela coragemque tiveram de falar a verdade
    tomara que alguns deles voltem ao caminho certo de adoração ao senhor JESUS; adoraar de todo o coração,em espírito,em verdade.
    não estou defendendo um lado mas estou alertando tanto para um como outro, o dinheiro não leva a nada, por que nesse mundo nada vale apena !

  25. Sou de Nilópolis exatamente Olinda quero parabenizar a banda por essa vitória acredito que DEUS abençoou vocês esperam que tenha isto como uma oportunidade de DEUS porque o alerta ja foi dado sou muito fã de vocês agora atendam o pedido de um fã e todos aqueles que acompanharam vcs em muitos e muitos anos façama mais musicas baseando- se em DEUS NOSSO PAI DE AMOR

  26. DEPOIS QUE CONHECE CATEDRAL ELES VIRARAM MINHA VIDA! TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA SEJA ELES BONS OU RUINS ELES SEMPRE ME CONFORTA COM SUA MUSICAS EU OS AMOS MUITO DE CORAÇÃO E PRA MIM FOI MAS QUE MERECIDA A VITORIA E PODE TER CERTEZA CATEDRAL QUE TODOS QUE TE AMAM COMO EU, ESTA E SEMPRE ESTARAM DO SEU LADO. E MAS VITORIAS VIRAM POR AI . TE AMO! TE AMO MUITO!

  27. eh irmãos,tbm fico muito triste quando vejo isso acontecendo no meio dos evangélicos,quando devemos servir de exemplo,mostrando amor e união uns aos outros,ao invés disso o que vemos é difamaçao, o apego ao dinheiro,poder,fama,maus testemunhos,Jesus nos tinha adivertido que viriam os escandalos,mas disse tbm:ai daques por quem vierem,a paz a todos.

  28. Bom o catedral mereceu mesmo essa conquista porque depois da saida do catedral da mk a mesma deletou todos os cds lançados por elas cds como contra todo mal, o sentido, dez anos, nem no site do catedral esses cds não estão disponiveis porque a gravadora mk apagou todos os arquivos, desconsiderando os fãs do catedral. e agora bem mais que merecido o catedral recebe a vitoria e mais uma conquista a gravação do dvd catedral e novo som mais que amigos irmãos isso vai bombar e fazer o grupo mk pensar muito sobre a perca dessas duas bandas. com certeza a mk também irá deletar os arquivos da banda novo Som que felizmente tambem saiu de lá.

  29. Apoio aos cristãos q tem um bom testemunho no seu trabalho.
    Catedral é um dos q tem um bom testemunho ,suas músicas são cheia d pureza e outras com espiritualidade . PAZ DE CRISTO A VCS . (MEU ABRAÇO AO CATEDRAL)

Deixe uma resposta