Catedral é uma banda cristã?

42

Uma polêmica instaurou-se na matéria “Catedral: novo CD ‘Pedra Angular’ acaba de chegar da fábrica”. Pessoas colocaram-se contra a afirmação de que a banda seria cristã; outros defenderam-na, dizendo que os boatos de que a banda não seria cristã seriam mentiras apenas.

O Início

Os boatos de que a banda negaram sua fé começaram a partir de 2000, quando a banda assinou contrato com uma grande gravadora secular, a Warner Music. O Catedral na época pertencia ao cast da gravadora MK Music e quando apareceu a oportunidade na Warner, o contrato que a banda e a gravadora MK Music tinham foi rescindido por acordo mútuo.

No processo de divulgação da nova gravadora, a banda concedeu entrevista para o site “Usina do Som”. Quando a entrevista foi publicada, nela constavam diversas frases supostamente ditas pelos componentes da banda e que ofendia a igreja e o mercado evangélico. A banda Catedral negou veementemente que quaisquer membro da banda tenha feito aquelas afirmações e acusou o site de ter distorcido o que fora realmente dito.

Após a publicação da entrevista no site “Usina do Som”, a gravadora MK Music divulgou que a rescisão ocorrera por não querer vincular-se à banda, já que fora demonstrado na entrevista que esta não tinha compromisso cristão. Em diversos pontos afirmava que a saída da banda do cast da gravadora havia sido uma espécie de punição.

Diante do abalo da imagem da banda, esta processou a gravadora MK Music e, após 10 anos, a banda saiu vitoriosa. Clique aqui e confira a notícia publicada no Gospel+ sobre este processo.

Catedral no Programa do Jô

Um dos boatos que espalhou de maneira mais eficiente no meio cristão foi o de que a banda Catedral teria participado do Programa do Jô e lá teria negado a Cristo três vezes, assim como o apóstolo Pedro. A equipe do Gospel+ procurou na internet evidências da particpação da banda, se possível um vídeo, mas nada encontrou.

No blog de Kim, vocalista do Catedral, ele fala sobre o assunto quando questionado: “Agora sobre o boato do Jô partir da nossa produção, só se você for louco pra pensar isso!  Quem inventou isso inventou de uma maneira tão diferente que mesmo sendo a coisa mais estúpida que eu já vi,  pegou como se fosse uma verdade sem ter cabimento algum pois nunca fizemos esse programa. O que podemos fazer? Nada…”.

Marcos Honorato, fã da banda Catedral, trouxe a um grupo de emails sobre a banda uma prova de que tal entrevista nunca teria ocorrido. Na mensagem enviada ao grupo, Marcos encaminhara um email que seria a resposta da produção do Programa do Jô ao seu questionamento sobre se havia ocorrido a entrevista com a banda Catedral – uma resposta negativa, afirmando que a banda nunca teria participado do programa. Clique aqui e confira o email.

Em entrevista recente para o site “Creio”, Kim afirmou: Só nós sabemos o que passamos. Fomos injustiçados por inverdades. Fomos massacrados”.

É Cristã?

Levando em conta que o principal boato que colocava a fé da banda “em xeque” nunca foi provado, que uma entrevista com afirmações aparentemente manipuladas tenha manchado a fama da banda e que a grvadora MK Music teria agido precipitadamente ao afirmar que a banda não tinha compromisso cristão, questionamos: podemos afirmar que a banda Catedral é cristã?

Obviamente não cabe a nós julgar o compromisso da banda com Deus. Entretanto, faz se importante destacar que antes de levarmos adiante algum boato, devemos pesquisar se aquilo que afirmamos é, de fato, verdade ou não.

Deixamos este espaço aberto para todo aquele que tem alguma informação extra sobre o assunto. Colabore comentando esta matéria com todos os dados que você tiver sobre o assunto.

Fonte: Gospel+

42 COMENTÁRIOS

  1. Bem, o publico de Manaus que viu o show do Catedral por aqui nessa sabe muito bem que tudo isso é verdade. O Kim parou o show na metade pra falar um monte de absurdos. Patético. Pena que os celulares com camera e o youtube não eram populares nessa época, senão…

  2. Olha lendo este reportagem vocês não conseguiram comprovar nada, sobre a banda catedral, nem que ela não é crista, ou seja, evangélica ou mesmo que não seja.
    A reportagem cai no vazio, é preciso provar, por exemplo, o programa do JO é gravado e a banda deveria conseguir esta gravação e provar que não negou a Cristo, dentre outras provas.
    Sou Cristão e noto na banda CATEDRAL uma falta de inspiração e logico Unção que vemos nas demais bandas “ditas” Gospel ou evangélicas, as musicas passaram a ter mensagens vazias, não falam diretamente d cristo, na verdade estamos aqui para Divulgar as mensagens de Cristo e o louvor é a melhor maneira de divulgar a palavra de forma “cantada”, certo?

    Bom esta é minha opinião e tenho liberdade para expressa-la, apesar de algumas pessoas do governo tentarem mudar esta situação.

    [Caro Paulo,
    A matéria teve como objetivo pesquisar o material existente a fim de verificar os boatos existentes contra a banda – esses boatos foram objeto de debate nos comentários em matéria sobre a banda anteriormente. Assim, não queremos provar nada.
    Não conseguimos encontrar em lugar nenhum a dita gravação do Programa do Jô. Se você encontrar, nos avise!
    Deus te abençoe!

    Laila – Moderadora]

  3. EU VI A ENTREVISTA NO JÔ E LÁ O LIDER DO GRUPO DISSE QUE ELES NÃO ERAM EVANGELICO E QUE O POVO EVANGELICO TINHA OS ADOTADOS COMO CRISTÃOS E ELES NÃO TINHAM PROBLEMA NENHUM COM ISSO, MAS DEIXARAM BEM CLARO QUE NÃO ERAM CRISTÃOS.
    NINGUÉM ME CONTOU EU PERANTE AO MEU DEUS OUVI E VI PERFEITAMENTE E DALI EM DIANTE EU SIMPLISMENTE DESCARTO QUALQUER TRABALHO DA CATEDRAL PARA OUVIR E GLORIFICAR A DEUS.
    O MEU DEUS NÃO PRECISA DISSO

    • Mano, não sei como pode ter sumido essa reportagem, mas alguma coisa rolou por baixo dos panos, não sou louco e fico imaginando, como pessoas que nem assistem ao jô podem dizer qualquer coisa. Eu tambem assisti, diante de Deus afirmo, Assisti a essa entrevista e sei o que vi e ouvi.

      • interessante vc viu! como alguém consegue mentir assim? e ainda por cima jurar por Deus!

        Quando vc achar qualquer vestígio dela por favor manda pra mim, que eu serei o primeiro a divulgá-la na mídia.

        Transcreva por favor o que vc viu e ouviu.

  4. CARACA!!!!NÃO DÁ PRA OUVIR NADA, ELES FIZERAM QUESTÃO DE SÓ COLOCAR FOTOS E TIRAR AS FALAS!!!! COLOCARAM SUA MÚSICA PRA DAR DESTAQUE MAS A CONVERSA VC NÃO OUVE!!!!!!ACORDA POVO DE DEUS, VAMOS NÃO PRECISAMOS DE APROVEITADOS!!!!!!!!!!

    • Caro amigo alienado em mentiras, já comprovadas.
      De aproveitadores o mundo “gospel” tá cheio, se quiser passo a lista de um monte de lixo musical, hoje pra sua informação é o meio que mais rende $$$$.

  5. quando se tem: cristina mel, aline barros,diante do trono. como referencia, fica estranho e dificil identificar elementos na composição
    das letras da banda catedral que a inclua no hall de bandas gospel ou mesmo cristãs. enfim para classificá-la tem que olhar tambem de um ponto de vista secular. ai. pode ser positivo!!
    ass: “china” baixista

  6. O CATEDRAL ERA UMA BANDA CRISTÃ ATE 1993,QUANDO ENTRARAM PRA MK,QUE NAO PASSA DE UMA MERCENÁRIA,E EMPRESA EM BUSCA DE CIFRAS E LUCROS EXORBITANTES,DESDE DE LÁ A BANDA veio perdendo o conceito do que e ser cristão e nao filhos do mundo,em varios programas de T.V na epoca depois de 1999, o catedral deixavam claro que eles nao pertenciam mais a nada de cristão,no programa O POSITIVO E DO LUCIANO HUCK NA BAND,nenhum dos programas da epoca,eles nao citaram que são cristãos,eu gostava do som deles ate 1993,antes deles irem pra MK parece que o sucesso,midia e dinheiro subiu a cabeça deles,o catedral tem história na música cristã junto ao Kim,mais hoje acho q nao passa de uma banda de pop rock como qualquer outra,secular,ja ouvi falar de envolvimento deles com mulheres fãs da banda,bom isso jamais julgarei por que nunca vi,mais os dois shows que eu vi deles em belo horizonte,acheii,o kim muito irritado,nervoso,e com antipatia muito grande com as pessoas,foi os dois lugares que pude observar, a morte do césar guitarrista e irmão deles foi algo que marcou talvez fez ele refletirem sobre eles um pouco,SEI LA DE QUALQUER FORMA NUNCA ACHEI Q O CATEDRAL ERA UMA BANDA CRISTÃ,principalmente depois de 1999,eles sempre mudaram o rumo de tudo.

    • acredito que vc esta completamente enganado amigo, Catedral sempre foi diferente dos demais, alguns é que nunca viram isso, porque espiritualizam tudo.

  7. Gospel Mais, gostei da matéria, sei que fui o principal crítico da matéria anterior, isso é bom pra repensarmos nossas reações sobre boatos que ouvimos, me retrato publicamente por ter aparentemente me deixado levar pelos boatos, também sou um pesquisador, gosto de checar as fontes, já havia buscado sobre essa banda, mas nunca encontrei nada que afirmasse e nem tão pouco que contraditasse as duas entrevistas, o que me limita é a falta de alguns recursos que vocês com o jornalismo possuem para encontrar veracidade de fatos, e vcs são os publicadores, nós os leitore que manifestam suas opiniões, acredito que esse espaço está aberto para as mais divergentes opiniões, ou seja, direito de todos a manifestarem seus pensamentos, certo? Mas mantenho minha afirmação não só pelos boatos, mas o que mais me convence do descomprometimento cristão da banda, é o fato de haver sido deixado de se gravar e/ou compor louvores á Deus, músicas que encaminhem a juventude pra mais perto de um estilo cristão/gospel/evangélico, enfim, e passado a compor músicas seculares, conforme as gravações de Para Todo Mundo, Eu amo mais você e 15 Andar pela própria Warner, vocês como conhecedores, sabem que essa atitude da banda a descaracterizou da excelência do cristianismo, inclusive revoltando fãs, dividindo opiniões dentro dos grupos jovens nas igrejas, eu acompanhei isso na igreja, já como instrumento de jornalismo entendo que têm de ser imparcial pra não serem julgadores, mas a banda se tornou semelhante a cantores seculares que gravam para evangélicos descomprometidamente, depois que a banda teve problemáticas, voltou a gravar com gravadora cristã, enfim, nesse momento ficou marcada como a banda que agrada dois públicos, a Deus e ao mundo, minha opinião gira em torno disso, biblicamente nós entendemos o que aconteceu. Reconheço que minha reação na outra matéria teve uma abordagem muito informal e tosca, pelo que, peço desculpa ao site, em nenhum momento quis questionar ou colcoar em dúvdida a competência do conteúdo da matéria, sou leitor assiduo do Gospel +, peço desculpa também aos leitores que defenderam suas opiniões e sou humano suficientemente para reconhecer que usei de argumentos defasados, mas a oportunidade para o debate é aberta aqui, e eu gosto muito de um debate sadio.
    Obrigado.

  8. Se são cristãos ou não, não me interessa. Em minha opinão, eles estão no mesmo patamar de bandas como Switchfoot, Sixpence e Lifehouse no que diz respeito a mentalidade (com a diferença que estes não negaram a Cristo, como supostamente fizeram o Catedral). Ter a “mente aberta” sobre música, notadamente a música cristã, pode ser aceitável, agora negar seus princípios e utilidades dar margem para alguém ser chamado de mercenário. Eles são? Não posso dizer isso, pois não tenho provas. Prefiro acreditar que não. Mas ninguém têm dúvidas de que isso pegou mal. Se alguém queria acabar com a banda, quase conseguiu. Esse boato (ou não) se espalhou de tal maneira que há pessoas que afirmam de pé junto que viram eles negar Jesus Cristo três vezes no Jô. Verdade ou não, o fato é que eles tem pagado por isso. Junte-se a isso o fato de que eles mudaram o rumo de suas composições, o que novamente gerou mais desconfiança dos cristãos que viam neles um porta-voz da causa cristã. Por isso, ver eles lançarem um Cd “volta às origens” seja o fato de causar tanta polêmica. O cristão não aceita “duas caras” em nosso meio. Ou é ou não é. De qualquer forma, boa sorte pra eles. Que Deus os abençõe e que, se um dia eles O negaram, que esse trabalho seja o símbolo do arrependimento deles e também a sua volta – supondo que um dia eles se afastaram – do corpo de Cristo.

  9. Tão prejudicial quanto negar é ficar em cima do muro. Esta banda tem demonstrado uma indefinição tremenda, não se firmou entre os crentes e tenta se firmar entre os não-crentes.

    Este é o efeito camaleão, eles são o que são dependendo do credo da multidão.

  10. vejo que para a maioria a banda catedral realmente deixou de ser cristã.
    o site gospel + pediu para publicar aki matéria extra sobre a banda, recebi de um colega há mto tempo esse trecho de uma matéria de entrevista do Kim ao site Usina do Som em 2001.

    A matéria da entrevista ao ‘Usina do Som’, em 2001, finaliza com o seguinte parágrafo:

    “A banda acredita que estas referências ajudarão na abertura da mídia. “O CD saiu agora e já vendemos 30 mil cópias. A situação está mudando, graças a Deus”, comemora Kim. Ops… “Graças a Deus”? “Na verdade eu continuo protestante. Mas, como a maioria dos católicos do Brasil, não vou à igreja nunca”, orgulha-se. Longe dos templos, e com tantos ataques à comunidade religiosa, o Catedral (mesmo tocando nas rádios) não teme as chamas do inferno, como todo bom roqueiro. ‘É, lá deve ser quentinho e divertido mesmo’.”

    se alguém discorda por favor ajudem a banda a terem a sua ficha limpa, pq do contrário sem chance pra eles, estão sem moral no meio cristão, e se for boato, pq aconteceu com eles? pq aconteceu justo com uma banda que estava indo para o mundo secular?
    abços.

  11. Caros amigos, tenho o prazer de acompanhar o trabalho da banda catedral deste o início, gostaria de acrescentar a este debate que as ideologias dos componentes da banda não mudaram, eu mesmo discuti o assunto com o kim (vocalista da banda) e o mesmo disse em nota que todos os componentes são cristãos, mas que o trabalho da banda é de música mpb/rock. o que deve ser discutido, e cairia muito bem, seria se, eu sendo cristão posso ter um trabalho secular?! este assunto é muito discutido e tem opiniões diversas; disrespeito as músicas cantadas pela banda, sempre são voltadas a paz, o amor e algumas críticas políticas, lembre-se que quando Jesus esteve entre nós, o mesmo pregou o amor e paz, Salomão ecreve em cantares músicas que escandalizaria muitos hoje em dia, se fossem cantadas, sugiro que leiam os versos de cantares de salomão; O assunto é polêmico, mas não devemos canalizar o assunto a banda catedral e nem dizer que são ou não cristãos pelo seu trabalho. Em relação ao programa do jô, quem diz ter visto a este programa é mentiroso, pois nunca houve este programa, de acordo com a assessoria do programa do jô, não existe nenhum arquivo de gravação feito com a banda catedral; Examinem o que estão dizendo, sem provas, sem cabimento algum, e me digam quem vocês tem sido…Mateus 7.1, nos diz que não devemos julgar, permita-me acrescentar, se o fizer, faça com provas para ficar legal na história.

    abraços a todos.

  12. Acho que o correto é ouvir o que a própria banda tem a dizer sobre sua fé, sobre seu trabalho… E se, mesmo vendo e ouvindo o que eles tem a dizer, se a pessoa prefere acreditar em boatos, realmente não há nada que se possa fazer.

    Aí está um vídeo que esclarece muita coisa. Quem realmente quiser ouvir o ponto de vista da banda, assista:

    http://www.youtube.com/watch?v=uyZD1m1ataU

    God Bless o/

  13. O que eu acho interessante é que se fosse um artista americano como AMy Grant, Michael W. Smith, Satce Orico, Switchfoot, Sixpence e outros. Todos acharam lindos e falavam coisas positivas e apoiariam. Já o CATEDRAL sempre tiveram PRECONCEITO mesmo por serem parecidos com a MORTA banda lu(q nao é digna de se pronunciar o nome). Mas o povo tem que parar de serem HIPOCRITAS e de cuspirem no prato q comeram. POIS MUTOS FORAM INFLUENCIADOS PELO CATEDRAL E OUTRAS BANDAS NA DECADA DE 90… Nós evangelicos somos muito é FALSO uns com o outros… Tem momentos q sinto vergonha…

  14. Nossa acho q aqui é o juízo final. kkkk Acho q muitos ñ estão lendo a Bíblia. Pelo menos na minha fala: ” Não julgue para ~m ser julgado. Acho q música é trabalho e ponto final. Todos aqui têm profissões. Mas, com a música rola esse problema todo. quer falar de Jesus fale em qualquer canto, ñ esperem ficar famosos para cobrar um bom cachê, bom hotel, aplausos etc. Já vi muita coisa nessa vida: Pastores q só pregam dízimos e ñ aplicam na obra de Deus, bandas q se houver algum probleminha ñ faz o show como deveria. A bíblia diz nem todo aquele q diz Senhor, Senhor será salvo. Deus ñ está procupado com o vc canta, desde de q não seja algo contra seus mandamentos, mas com o q há no seu coração. Jesus censurava mais os religiosos do que os pecadores. Pq o evangélio é para todos. Se alguns aqui fossem bons cristãos saberia q ñ deveriam o usar o nome de Deus em vão como esse R. Andrade. Um dia todos respoderão por seus atos e ñ caberá a ninguém aqui dizer quem está certo ou errado. espero q passem a gastar mais do seu tempo cumprindo o q Jesus pregou do falando se fulano é crente ou ñ.

  15. tem pessoas que estão sem argumentos e estão acusando os outros de julgadores/juízes, mas esquecem que isso aqui é um espaço pra debate, críticas, opiniões, etc., ninugém está aqui pra fazer juízo, e sim estamos debatendo sobre o assunto, então se alguém não souber o que está acontecendo aqui, por favor, pare agora, queremos esclarecimentos e não, mais críticos da opinião aberta, pois, assim, diretamente, você também está sendo um juíz nesse debate.

  16. A opinião sobre a banda está muito dividida, acredito que aqui foi mostrado os prós e contras da banda, mas, mantenho minha conclusão, o catedral buscou dois mercados na verdade pra enriquecer, essa idéia de que eles voltaram agora, e que estão falando de Deus, que são cristãos, é altamente esclarecido. Primeiro, dizer que é cristão, todo mundo pode falar, agora, dizer que negou a fé em Cristo ninguém quer assumir, nenhum desviado assume que negou Cristo (deixei a igreja, mas sempre estive com Cristo), vamos em frente, apresentaram novos videos onde o Kim tenta se explicar, na verdade ele vai passar a vida se explicando, pois ele falou coisas das quais se arrependeu, e outra, ele vem a público pra falar de Deus sempre em momentos em que o Catedral está em baixa com o povo cristão, aí aparece em programas, sendo entrevistado por evangélicos, quando não, está na MTV sendo entrevistado por pagãos. Acompanhem a trajetória e irão perceber notóriamente a estratégia de mercado dessa banda (que tem o título de ser a única a conquistar os dois mercados aqui no brasil gospel e secular) 1987 suas músicas eram cristãs, compuseram canções divinamente inspiradas (mercado gospel), 1999 compuseram músicas sem inspiração divina (mercado secular), nesse momento a banda ganha os dois mercados. em 2005, visto o mercado gospel estar em baixa para o catedral, gravaram Atemporal na tentativa de reconquistar o público evangélico (que manipulação é essa?) bandas cristãs devem fazer isso?
    Voltaram então, a gravar para o mercado secular, e apesar de possuir uma gravadora própria, estão lançando seus trabalhos por uma gravadora gospel, ou seja, uma corrida para manter dois mercados, isso não é louvor, isso não é adoração a Deus, isso não é ser cristã, isso é estratégia de marketing, e uma coisa que ficou mal colocada é que o mercado fonográfico declara que a banda retirou do seu line-up o rótulo gospel logo que começaram com a Warner, (pq isso? me indago). Outra marca que pesa sobre essa banda é, na verdade uma pergunta. O que é uma mensagem cristã descomprometida? Porque o mercado classifica as letras da banda com essa marca? Nunca tinha visto isso em uma banda gospel, isso começou com o Catedral, sería algo semelhante a: em cima do muro? Por isso nada postado aqui me convence de que o cristianismo dessa banda é pós-moderno ou como a mídia declara, descomprometido.

  17. Olá queridos irmãos!!!
    Tenho pouco à dizer à respeito…simplesmente deixo uma dica:ouçam o Catedral,se sentirem a presença de Deus,divulguem.Eu não sinto,nem ninguém que eu conheço sente.
    Um amigo meu assistiu a reportagem,e o Jô pergunta se eles são evangélicos,e eles dizem que não,são “Protestantes” e não “Evangélicos” ¬¬ não seria a mesma coisa???…Eu sou protestante,evangélico,crente,irmão,etc…não nego,confirmo!!!

    • Ser evangélico é uma coisa…. ser cristão é outra completamente diferente…o simples fato de uma pessoa participar de um segmento religioso (evangélico e/ou protestante, católico, etc etc…) não necessariamente significa que essa pessoa é cristã. E aceitar a cristo como salvador não é simplesmente levantar as mãos ao final de uma reunião religiosa e dizer que aceita. Ser cristão é estar cada vez mais parecido com Jesus, andando em seus caminhos e tendo uma renovação da alma e aceitar a cristo como salvador é aceitar os seus ensinamentos e seguir… ter obras tais quais as dele…Esse é o entendimento que tenho…. Em todos os segmentos religiosos existem cristãos e apenas aqueles que creem… não me admiro muito de o próprio cristo ter dito que MUITOS são os chamados, mas, POUCOS os escolhidos…. fique na paz… abraços…

    • Irmão o que é sentir unção?? sentir a presença de Deus? Eu sinto Deus em todas as coisas, nas plantas, no sol, no ar que respiro etc, e sinto sim Deus nas canções do Catedral, o grande problema de vocês é que espiritualizam tudo. Eu posso escutar qualquer canção seja ela gospel ou não, isso não tem nada haver com fé ou DEUS. é uma questão de bom gosto musical, e isso muitos não tem, são alienados pela mídia gospel. OUTRA COISA, ME PASSA ESSA TAL REPORTAGEM DO JÓ POR FAVOR. PORQUE SERÁ QUE NINGUÉM A TEM?????

  18. O que é ser banda Cristã? É tão somente o fáto de ser vinculada á uma igreja,denominação Evangélica ou Católica? É ,estar submisso,ou debaixo de autoridade de um pastor ,ou padre? O que aconteçe hoje é que bandas,grúpos se formam de qualquer jeito.Não a submissão nenhuma á sua liderança espiritual.As lêtras até falam de amor ,de relaçionamento e até de Deus…Mais pouco se faz menção do nome de Jesus. A submissão até existe,desde que se pague por ela.Os direitos autorais são sempre cobrados,acho que essa cobrança no secular ,é jústa!por que realmente a inspiração vem da pessoa.Mais quando se trata de música jenuinamente Cristã essa cobrança é no mínimo absurda, Já que o díto “compositor” é um méro receptor do consolador maior: O Espírito Santo de Deus!
    Sinceramente,para mim uma banda ,seja ela qual for ,que esqueçe em suas lêtras de falar de Jesus não merece ser chamada de Cristã.Ela se torna igual aos Cantores,Idólos do mundo,que falam muito de amor , de paz e de “deus”.

  19. Vamos esclarecer alguns fatos, os integrantes do Catedral nunca deixaram de ser cristãos, isso é uma afirmação que eles fazem em todo o lugar que eles vão, só que as pessoas preferem acreditar em idiotíces do que de irem em busca da verdade, até porque eu fico impressionado co a facilidade que os evangélicos tem de serem enganados, pois acreditam em todas as besteiras que vêem pela frente. O Catedral é uma banda com mais de 20 anos de estrada e nunca negou a sua fé, pelo contrário, sempre à defenderam em todos os lugares, fazendo a diferença em todos os lugares, sendo sal da terra e luz do mundo sem precisar de fanatismo religioso, se tornado o único artista/banda a conseguir fazer sucesso em DOIS mercados destintos. Isso é Catedral.

  20. incrivel como no Brasil voce ve as pessoas julgando as bandas por tao pouco. A tanta banda dita crista cantando musicas que sao verdadeira idolatria. Falam mais do diabo do que Deus, e as letras sao verdadeiras heresias. Digo isso porque atualmente eu moro no Canada, e depois disso passei a entender melhor o pensamento da banda Catedral. Eu tenho o dvd da banda, em que o Kim fala a respeito disso, que sao uma banda crista, mas que procuraram abrir espaco para cantar musicas para o publico geral, pois, segundo ele, nao vale a pena “pescar em aquario.” Aqui na America do norte, as bandas cristas cantam musicas gospel e tambem secular. Existe muita diferenca entre o secular e o profano. As musicas romanticas que a mk lanca todo ano na colecao amo voce sao musicas seculares, falam de amor, Eu confesso que antes de assistir ao dvd do Catedral explicando sobre esses comentarios eu ate interpretava mal a banda. Mas depois de ouvir o relato do Kim, vi que nao devemos julgar as pessoas por boatos. E a biblia e muito clara sobre o “nao-julgar”.

  21. bom, eu sou muito fã de catedral mas eu vi numa entrevista na mtv eles afirmarem que eram apenas artistas evangélicos quando perguntados se eram evangélicos, e que só tocavam musicas religiosas, ninguém me disse , eu vi, a entrevista do Jô Soares eu não vi, mas sei que é verdade porque meu irmão que é fanático por catadral me disse que ficou acordado até tarde para ver a tal entrevista e viu, se outra pessoa me falasse não acreditaria mas ele ama catedral, não estou nem ai se eles tocam musicas seculares, eu escuto musicas seculares e até achei legal quando eles foram para a tal gravadora e nem estou julgando o fato de eles terem cometido tais erros, mas esconder esses fatos e dizer q somos todos mentirosos é muito pior, o video deve ser bloqueado no youtube, acho q eles deveriam admitir q erraram e confessar, todo mundo erra, essa seria a atitude mais coerente e se iisso fosse feito teriamos a obrigação de esquecer, agora continuar mentindo descaradamente e ainda nos chamar de mentirosos, isso é muito pior.

  22. bom,querido,eu não dou a minima para eles tocarem musicas seculares,eu ouço musicas seculares e não estou julgando ninguém,mas pior doque fazer oque fizeram é vir a publico e mentir descaradamente e nos fazer passar por mentirosos,eu gosto do som deles,mas eu vi uma entrevista deles na mtv e eles negaram ser evangélicos,um cristão deve reconhecer os seus erros e confessá-los,gosto de catedral ,mais gosto muito mais de Jesus e me incomoda ver alguém mentir tão descaradamente se dizendo evangélico,não estou julgando,eu vi,sei q está mentindo,a do jô meu irmão que também curti muito o som deles viu e não somos mentirosos como ele afirma,não sei porque tanto na internet como na produção da globo eles escondem os videos que comprovam oque eles disseram.

  23. Até hj não entendo pq muitos cristãos dizem que vc kim deixou de viver o seu dom e viver para o mundo. gostaria muito de entender isso. Ouvi muito os seus louvores e me pareciam tão sinceros. Sua sinceridade com deus é que importa afinal. Mas vc foi formador de opiniões, e até prepulsor de conversão… Estranho…

  24. Bom pessoal ñ tenho nada contra nenhum comentário postado acima.. Mas acho o seguinte “se eles forem critãos tem q falar, se ñ falem tbm doa quem doer.. Só existem 2 caminhos ceu e inferno, ou eles servem a Deus ou a diabo..” amo o kim acho ele um fofo mas sou seguidora de Cristo, e o proprio Jesus disse quem comigo ñ ajunta espalha.. Sobre o Jo ñ vi ñ posso afirmar quem sou eu para julgar? Mas q realmente tem musicas do Catedral q ñ falam diretamente nem indiretamente no nome de Deus ou Jesus isso ta na cara ne? Prefiro ficar neutra quanto eles serem cristãos ou ñ gostaria de ouvir da boca do proprio kim, Cesar e o Guilherme se eles são trevas ou luz.. Bjs e a paz para os q concordam com o q eu falei e os q ñ concordam!

  25. Fale mal de mim
    Suba nesse palco tente me acompanhar
    Fale mal de mim
    Jogue seu veneno caia e tente negar
    Toda admiração que sentes ao me ver
    Fale mal de mim
    Jogue a pedra do tamanho que você quiser
    Fale mal de mim
    Mas eu sei que voce sabe haja o que houver
    Mesmo se escondendo voce vai me escutar

    E eu vou fazer voce chorar
    De tanta emoção por atingir em cheio o seu coração
    E eu vou fazer voce me amar
    Sem ter compreensão e sublimar a tua vã negação
    Fale mal de mim
    Mas o que eu tenho você nao vai alcançar
    Fale mal de mim
    Minha poesia vai fazer voce parar
    E de uma vez por todas tente entender

  26. Eu não pensei te dizer
    O quanto eu sofri
    Mas nem liguei
    Se eu chorei
    E também de sorrir
    Você disse bobagens
    Que eu falava demais
    Que sonhava acordado
    Que era impossível conseguir
    Você se deu mal
    Hoje você me olha
    E entende o que eu canto
    Vivo essa liberdade
    A verdade já transpareceu
    Nos vitrais da Catedral
    Meu caminho é sempre direcionado a Luz
    No momentos difíceis uma frase traduz

    Deus é maior (8X)

  27. A banda catedral e uma das melhores bandas de todos os tempos e eu sempre serei um dos milhões de catedráticos desse país a banda catedral e a melhor e a resposta da banda catedral para todos os q criticaram a banda só tenho uma coisa para dizer pela banda suba nesse palco e tente nos acompanha eu só catedratica eterno

  28. Olá pessoal! Amigos, vamos raciocinar e ter bom senso. Se a banda é cristã ou não, eu não sei. Mas uma coisa posso dizer, podemos extrair boas mensagens das músicas, as músicas não são diretamente cristãs, algumas são românticas, outras falam de Deus poeticamente. São músicas inteligentes, é preciso interpretá-las. Eu ouço músicas deles que poeticamente falam sobre histórias bíblicas e parábolas. Por que não ouvi-las? Em geral as músicas falam do cotidiano. Reflita: diferente das músicas do mundo, as músicas da banda Catedral não fazem apologia à bebidas, ao sensualismo, às drogas… Pelo contrário, elas levantam bons pensamentos e ensinamentos, algumas músicas são regravadas do mundo, mas são seletas, com bons conteúdos. É saber extrair. Catedral é música reflexiva, racional, meditativa.

  29. Se são ou não cristãos, evangélicos ou religiosos, isso não importa.
    O que realmente aconteceu foi que o grupo tentou alcançar um outro tipo de público e fans (que antes eram somente de evangélicos em sua grande maioria”) acreditando estarem maduros e preparados o suficiente para isso, inclusive por terem forte influência do Legião Urbana, na forma de tocar, de compor e ate de cantar ( Sim, o vocalista Kim, sempre tentou cantar com um timbre parecido com o de Renato Russo, embora sua voz natural seja bem diferente dos falsetes que usa para parecer com a de Renato Russo).
    Enfim, eles acreditaram que conseguiriam substituir o Legiao Urbana e que conseguiriam conquistar os antigos fans da Legião para eles.
    Só que nem a mídia, nem gravadoras e nem o público se interessaram pelo trabalho deles, o que os forçaram a tentarem retornar para o mercado exclusivamente gospel, porém, foram rejeitados pelo público religioso.
    E hoje o que se tem são os restos de uma banda que tenta sobreviver no meio de seus próprios escombros.

Deixe uma resposta