O cantor Michael W. Smith afirmou que uma apresentação de sua turnê “Wonder, Worship and Glory” pode ser cancelada devido aos protestos de um ativista ateu.
A apresentação ocorreria na cidade de Draper, porém o ativista Todd Ouzts iniciou um protesto contra o evento e iniciou uma ação contra a Câmara Municipal de Draper baseado em princípios de laicidade.
Michael W. Smith afirmou em entrevista ao The Christian Post que a ação de Ouzts era “a coisa mais ridícula” que ele já havia ouvido: “Eu realmente não tenho uma opinião sobre a pessoa pois eu nunca o conheci, mas eu acho que a idéia de um concerto musical ser cancelado porque uma pessoa faz ameaças de ação judicial é um absurdo”, afirmou o cantor.
O custo da apresentação de Michael W. Smith foi pago através da venda de ingressos, e essa é a primeira vez que ocorre discriminação contra eventos cristãos no Teatro Municipal da cidade.
O blogueiro Wesley Moreira, residente nos Estados Unidos, afirmou que o canal Fox 13 noticiou que o Conselho Municipal da cidade de Draper agiu como costuma agir na divulgação de qualquer evento que ocorre na cidade.
Com a repercussão dos protestos de Ouzts, a ONG ateísta Freedom From Religion Foundation também enviou uma carta às autoridades municipais de Draper solicitando o cancelamento da apresentação de Michael W. Smith. No documento, o procurador Andrew Seidel solicita “uma resposta por escrito sobre cada passo que a prefeitura está tomando afim de garantir que o ‘laicismo’ constitucional esteja sendo seguido” e solicita que o Teatro Municipal não volte a “hospedar eventos religiosos no futuro”.
O vereador Todd Walker afirmou que da parte da cidade, o evento não está sendo promovido com interesse religioso, e sim comercial: “Nós não estamos buscando a promoção de religião. É apenas um show musical. Nós fizemos tudo da maneira que precisa ser feito e por isso vamos realizar o show. Milhares de pessoas da cidade estão contando com isso. Pessoas que compraram ingressos, sabem que será uma grande performance musical”, observou Walker.