Os cantores Lauriete, Vanilda Bordieri, Mara Lima, Flordelis e André Valadão estariam considerando – ou teriam sido convidados – a saírem candidatos nas próximas eleições.
A representatividade dos evangélicos na política vem crescendo, e em 2018 há um forte movimento que busca ampliar essa plataforma e equiparar o número de parlamentares em relação à proporção do segmento religioso na sociedade brasileira.
As cantoras Lauriete (ex-deputada federal), Vanilda Bordieri, Mara Lima e Flordelis – que em 2014 foi uma das poucas a se opor a Dilma Rousseff (PT) desde o início da campanha – estariam cogitando a disputa de uma vaga como parlamentar. Já André Valadão foi cogitado na disputa pelo Senado.
Lauriete é a mais experiente nesse sentido. Já exerceu um mandato entre 2010 e 2014, tendo sido eleita com quase 70 mil votos. No último pleito decidiu não tentar a reeleição, mas é possível que continue com seu eleitorado cativo. Este ano, seu marido, senador Magno Malta (PR-ES), também tentará a reeleição.
Segundo o JM Notícia, Vanilda Bordieri fala abertamente sobre sua intenção de se lançar candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados. Embora ainda não tenha se filiado a nenhum partido político, a cantora continua estudando o cenário.
Mara Lima está exercendo seu segundo mandato como deputada estadual no Paraná e tentará uma nova reeleição. Sua primeira disputa foi em 2006, quando obteve 35 mil votos, mas não se elegeu. Em 2008, Mara voltou à disputa, desta vez para o cargo de vereadora em Curitiba, e conseguiu a vaga. Em 2010, com 56 mil votos, ela alcançou seu primeiro mandato como deputada, e quatro anos depois, foi reeleita com 43 mil votos.
Já Flordelis confirmou que disputará as eleições de outubro, mas não definiu se irá em busca de uma vaga como deputada estadual ou como deputada federal: “Quero muito sim [ser candidata] porque é uma ferramenta que irá me ajudar a ajudar muito mais pessoas”, justificou, fazendo menção ao trabalho social desenvolvido por seu ministério.
Senado
As articulações para o crescimento da bancada evangélica em 2018 não se restringem à Câmara dos Deputados, e André Valadão teria sido sondado para sair candidato ao Senado por Minas Gerais.
Atualmente, André Valadão lidera uma filial da Igreja Batista da Lagoinha na Flórida (EUA), e nas conversas com a família, o cantor não teria recebido apoio para tentar a vaga no Parlamento.