O cantor David Quinlan concedeu uma entrevista falando sobre o processo de gravação de seu novo CD, “Um lugar para dois” e revelou detalhes da atual fase de sua carreira.
Quinlan afirmou que o álbum é “um trabalho entre amigos, portanto muito especial”, e destacou que o momento mais marcante foi a participação de sua filha, Angel.
Sobre o trabalho na nova gravadora, Som Livre, o cantor afirma que apesar das adaptações, o resultado tem sido positivo até agora: “Em 20 anos de ministério eu nunca pertenci a nenhuma gravadora. Sempre fizemos aquilo que estava no nosso coração e com muita liberdade […] Com a gravadora as coisas mudam um pouco, é necessário fazer certos ajustes, mas ela (a Som Livre) me surpreendeu e a nossa conversa foi muito tranquila e produtiva. Entenderam meu coração”.
Sobre a presença de artistas gospel na mídia secular, Quinlan foi objetivo: “Quanto mais vozes proclamando e corações ardendo pelo Rei Jesus, melhor”.
Confira abaixo, a íntegra da entrevista concedida por David Quinlan ao Supergospel:
Quem é David Quinlan?
Sou um homem simples, mas capaz de coisas radicais para atrair a atenção do Amado das nossas almas. Um pai dedicado, um esposo zeloso. Um ministro do Evangelho da Salvação na terra que gosta muito de música, mas é completamente apaixonado por Jesus acima de tudo. Sou e quero ser sempre um Adorador verdadeiro.
O que mais marcou durante a gravação do seu novo álbum – “Um lugar para dois”?
Olha, foi um trabalho entre amigos, portanto muito especial de ser feito, mas não tenho como não destacar que, sem dúvida, o que mais marcou foi a participação da minha filhinha caçula Angel Quinlan. São anos no estúdio gravando centenas de canções com o intuito de tocar o coração do Pai, mas ver os olhinhos dela atentos ao andamento da canção com os ouvidos no fone e aquela vozinha tão doce, tocou demais o coração do paizão aqui (risos). E tenho certeza que também mexeu com o Coração de Deus.
Qual o estilo e a sonoridade do disco?
Bom, nesse trabalho quis fazer jus ao título, quando você vai ao restaurante com a pessoa amada e deseja ter mais intimidade com ela. Anseia por aquele olho no olho. Quer ter as mãos dadas, sentir o perfume, você pede ao garçom: – Por favor, um lugar para dois! É assim que espero que esse novo trabalho chegue ao coração de quem o ouvir. Um lugar de intimidade com O Amado das nossas almas. Por tanto, trata-se de um disco para ouvir no quarto, em silêncio e com o coração aberto. Creio que a busca pela intimidade com O Pai é o estilo e a sonoridade que a pessoa que adquirir vai encontrar.
E quanto às canções? Como foi o processo de seleção do repertório?
Olha, esse é um dos momentos mais importantes na produção de um trabalho como esse, porque é necessário abrir espaço para ouvir aquilo que Deus quer falar através do disco. Sabemos que com o CD podemos alcançar pessoas que nem imaginamos e por isso a responsabilidade é grande. Muitas vezes compositores ungidos e verdadeiramente usados pelo Pai me procuram para mostrar suas canções e não entendem porque eu, algumas vezes, não as utilizo, mas o motivo é esse, as vezes sinto que não vão dialogar com aquilo que creio que Deus espera daquele trabalho específico, não que não possam constituir um outro que também alcançará vidas. Então paro, ouço a maior quantidade de louvores possíveis, componho outros tantos, busco parceiros que me ajudam com traduções também, até sentir que estamos no caminho certo do nosso objetivo que não é nenhum senão encher o coração do amado de nossas almas.
Qual ou quais músicas você destacaria neste trabalho?
Como foi dito, a canção que dá título ao disco cantada com minha filha, sem dúvida foi a que mais me tocou e por isso merece certo destaque, mas esse trabalho vem repleto de grandes participações que tornaram as canções ainda mais belas. ‘Vem Dançar’, com a Ana Paula Valadão é uma história linda de amor entre o noivo e a noiva, Deus e a Igreja. ‘Rei do Universo’, com o André (Valadão) é uma declaração de amor ao Pai, que ganhou ainda mais força com a voz dele, enfim… cada música é uma forma diferente e especial de louvar e bem dizer ao Único que é digno.
Você pretende investir na produção de vídeo clipes. Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?
Já temos conversado sobre isso com alguns amigos e profissionais principalmente a partir desse álbum novo, mas ainda não fechamos nada. Acho que o clipe, como qualquer outra ferramenta que sirva para levar as pessoas para mais próximo de Deus, é válida e importante, mas se nos dispusermos a produzir algo, tem que ser com a excelência e a qualidade que Ele merece, então ainda estamos avaliando as possibilidades.
Como você esta tratando sua identidade visual na web e nos meios de divulgação em geral?
O que sempre busco fazer, dentro e fora da Web é mais do que tentar mostrar para o público que me acompanha e se identifica com a minha forma de adorar Ao Senhor, quem é David Quinlan. É mostrar quem é Jesus Cristo. O preço que foi pago na Cruz e o que Ele fez na minha vida. Por tanto, ainda que hajam momentos descontraídos, onde mostro um pouco do que faço, do time que torço e da minha família, o foco é sempre ser um testemunho vivo do Poder do Evangelho.
Como tem sido esta nova fase em parceria com a Som Livre?
Para mim é tudo muito novo. Em 20 anos de ministério eu nunca pertenci a nenhuma gravadora. Sempre fizemos aquilo que estava no nosso coração e com muita liberdade. O espontâneo, que é cantar aquilo que está queimando/fluindo no coração é um forte de nosso ministério, não queria abrir mão disto. Com a gravadora as coisas mudam um pouco, é necessário fazer certos ajustes, mas ela (a Som Livre) me surpreendeu e a nossa conversa foi muito tranquila e produtiva. Entenderam meu coração. Também observei outros cantores/ministros já com a gravadora e percebi que eles não impõem muito limites. Estou sentindo à vontade e feliz para iniciar esta nova etapa.
Qual a sua opinião em relação a esta abertura que a mídia secular esta dando para os evangélicos?
Quanto mais vozes proclamando e corações ardendo pelo Rei Jesus, melhor! Sei que alguns contestam essa opinião. Contudo, acredito que a expansão do evangelho seja fruto de um trabalho maravilhoso que a Igreja vem fazendo, em função de uma intimidade que tem se despertado no âmago da igreja por mais de Deus.
O mundo não está interessado em nossa religião, contudo, se abre cada vez mais para um relacionamento poderoso com o Filho do Deus vivo – Jesus! Quer respostas, quer vida! Hoje existem cristãos em quase todos os segmentos da sociedade e isto é maravilhoso, e cada vez mais eles estão orando e clamando por salvação. Na área da música, o meio no qual me encontro, acho muito legal encontrar com bandas seculares de tempo em tempo e ver que Deus tem agido no meio deles através de seus “infiltrados” também, é d+! Não vejo negativamente a abertura da mídia secular aos evangélicos, e sim como uma oportunidade para que as pessoas conheçam e sejam impactadas pela intimidade gerada pela adoração que leva a uma vida com Deus.
Não sou ingênuo, sei que existem pessoas, inclusive no nosso meio, que são movidas por segundas intenções, mas afirmo, como testemunha ocular, que Deus tem feito algo sobrenatural no Brasil e me sinto honrado por fazer parte desta história. Quanto mais portas abertas para O Evangelho de Cristo, melhor, vamos encher os céus deste país com adoração ao único que é digno – JESUS!
A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
Ainda me surpreendo com a eficiência e a velocidade desses meios. Agora mesmo, no dia do lançamento do meu CD no itunes, em menos de 10 minutos já recebíamos imagens em tempo real de pessoas nos quatro cantos do mundo com o disco baixado e já dando o feed back imediato do que sentiram, do quanto foram impactadas, isso é surpreendente. Até bem pouco tempo atrás só sentiria a forma como um disco meu foi recebido pelas pessoas quando estivesse na estrada, diante deles, entende? O mais legal é perceber que as pessoas passam a te acompanhar e querer saber o que você faz, como vive, com quem se relaciona, mas é claro que assim como existe o lado bom, tem também o ruim, dependendo da forma como se utilizam esses meios, eles também podem prejudicar vidas e, até mesmo, afastar mais as pessoas do que aproximá-las, uma vez que cada vez mais se tem substituído o relacionamento físico. Olho no olho, presencial, pelo virtual, onde os e-mails frios substituem abraços, por exemplo.
Quais os seus planos para o ano de 2013?
Continuar buscando mais dEle. Chegar a lugares cada vez mais profundos de intimidade com O meu Amado e tentar conduzir a maior quantidade de pessoas possíveis à vivenciarem o mesmo, porque Ele mudou a minha vida e eu tenho certeza que Ele vai continuar mudando a vida de todos que O buscarem verdadeiramente, então eu planejo mais ministrações, mais proximidade das pessoas que se identificam com o trabalho que eu venho fazendo, e adorá-lO à todo o instante em 2013, 2014, que será um ano diferenciado para o Brasil em função da Copa, 2015, enfim, até Jesus voltar!
Poderia deixar um recado para nossos leitores?
Galera da Supergospel, eu quero deixar para cada um de vocês um grande abraço e incentivá-los a seguirem nessa jornada incrível que é adorar aO Senhor, porque Cristo em nós é que faz a diferença, então sejam essa diferença em casa, na escola, no trabalho, enfim, por onde quer que vocês passarem refletindo sempre a Glória de Deus! Porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas!
Por Tiago Chagas, para o Gospel+