O rapper cristão Shai Linne recentemente lançou uma música em que cita os nomes de conhecidos pregadores da teologia da prosperidade, chamando-os de falsos mestres e lobos.
Entre os nomes citados pelo rapper estão Joel Osteen, Joyce Meyer, Jakes TD, Benny Hinn, Creflo Dollar e toda a Trinity Broadcasting Network (Rede Trindade de Comunicações), maior rede de televisão evangélica do mundo, liderada por Paul Crouch.
Intitulada “Fal$e Teacher$” (Falsos Mestres, em tradução livre), a música critica os ensinamentos disseminados por alguns pastores, baseados nos ensinamentos da chamada teologia da prosperidade. A canção faz parte do álbum “Lyrical Theology Part 1: Theology”, lançado na última semana.
– Você tem esses comícios, onde, literalmente, mais de 100.000 pessoas virão para ouvir esses caras falarem sobre prosperidade. As pessoas que estão indo são pobres, e estão comprando esta falsa teologia pensando que ela vai ser o seu caminho para sair da pobreza – explicou Linne sobre a motivação para compor a música.
Shai Linne afirmou que escreveu a canção para resolver um problema na igreja americana que está se espalhando no exterior, e não para causar polêmica. Ele explicou que já havia abordado a questão em “Doutrina defeituosa”, uma canção que gravou em 2003 com o rapper Timothy Brindle, e que queria escrever uma música sobre como o movimento tem crescido, especialmente em países africanos como Malawi, Gana, Nigéria, Quênia e Zimbábue.
O rapper conta que por perceber que muitos crentes verdadeiros seguem estes pregadores, teve cuidado em sua abordagem, ao mesmo tempo em que teve com o objetivo falar a verdade sobre homens e mulheres que ele acredita que estão pregando um falso evangelho.
Na música, ele afirma que “Jesus não é um meio para um fim”.
– O evangelho é que Ele veio para nos redimir do pecado, e essa é a mensagem para sempre eu vou gritar. Se você está vivendo a sua melhor vida agora, você está indo para o inferno. – diz a letra de Shai Linne, que afirma ainda: “Você quer saber o que todos os falsos mestres têm em comum? É chamada de egoísmo, a religião que mais cresce”.
Em sua lista completa dos “falsos mestres”, o rapper cita Osteen: Meyer, Jakes, Dollar, Hinn, Paula Branco, Fred Price, Kenneth Copland, Robert Tilton, Long Eddie, Juanita Bynum e Paul Crouch.
Ouça a música:
Por Dan Martins, para o Gospel+