O projeto “Extremo Cultural”, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na Paraíba, divulgou que em sua edição desse ano shows de bandas cristãs que vão animar o público nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco.
Nesta quinta-feira (17), a principal atração da noite será a banda Novo Som, que vai animar o público com um estilo pop gospel romântico, em um show que começa a partir das 20h. Além de Novo Som, também se apresentam o Ministério Renovação, grupo paraibano que tem como peculiaridade o fato de tocar músicas gospel em ritmos como o axé e swingueira, o cantor Alex Filho e o Ministério de Louvor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa.
No domingo (27), da próxima semana, o evento receberá também uma série de apresentações de artistas conhecidos no meio gospel, como bandas Anjos de Resgate, Missão Resgate, Exaltai e Ministério, segundo informações do G1.
Apesar de ser anunciado pela Fundação Cultural (Funjope), organizadora do evento, como tendo como um de seus diferenciais a diversidade cultural, o evento vem sendo criticado pela presença dos shows de música gospel.
A ALPP (Academia de Livres Pensadores da Paraíba) divulgou uma carta aberta criticando as apresentações das bandas evangélicas e católicas no evento. Segundo a entidade, o Extremo Cultural estaria fazendo uso de recursos da cultura na promoção de eventos religiosos. O argumento utilizado pela entidade é de que a presença de shows que fazem referências ao cristianismo desrespeitaria a laicidade do Estado brasileiro.
Por Dan Martins, para o Gospel+