O cantor Filipe Souza, que este ano lançou o CD “Minha Fonte”, concedeu uma entrevista falando um pouco mais sobre sua história como músico e adorador.
Anteriormente, o cantor havia disponibilizado as faixas “Tua Voz” e “Minha Fonte” em MP3 para download gratuito através do Gospel+.
Na entrevista abaixo, concedida ao site Supergospel, o cantor revela que pretende produzir os primeiros clipes deste projeto nesse mês de dezembro.
O cantor revela ainda que busca inspiração no trabalho de outros artistas, como Daniela Araujo, Leonardo Gonçalves, Eli Soares, Jimmy Needham, Phil Wickham e Nivea Soares.
Confira abaixo, a íntegra da entrevista de Filipe Souza:
Quem é Filipe Souza?
Sou um jovem que decidiu viver todos os seus dias aos pés de Jesus, e servir a Ele com seus dons e talentos da melhor forma possível.
Como foi o seu início na música e, mais especificamente, na área de ministério de louvor?
Desde cedo me envolvi com os ministérios na igreja, foi aí que encontrei a música. Minha família toda é evolvida com música, então cresci ao redor de ensaios e eventos. Creio que isso despertou algo em mim, então, ingressei no ministério de louvor da igreja local aos 12 anos de idade.
O que mais marcou durante a gravação do seu segundo álbum – “Minha fonte”?
Creio que a forma em que Deus cuidou dos mínimos detalhes. Tudo foi feito com muita excelência. As gravações de voz deste CD pra mim foram muito marcantes também, acredito que consegui transmitir a essência que eu buscava colocar no trabalho.
Qual o estilo e a sonoridade do disco?
É um disco POP – Acústico de Adoração. Tudo isso em um estilo bem intimista.
E quanto às canções? Como foi o processo de seleção do repertório?
A seleção do repertório aconteceu bem naturalmente, algumas músicas eu já tinha há anos e só agora decidi compartilhar, outras nasceram recentemente, brotando de experiências e sentimentos gerados em mim por Deus. No fim, elas foram se encaixando no tema e a ideia que queríamos transmitir. O resultado do conjunto foi surpreendente!
Possui algum critério para composição?
Nenhuma regra quanto à forma nem o momento de composição. Ela tem que ser viva em mim, e de coração.
Qual ou quais músicas você destacaria neste trabalho?
Para mim é um pouco difícil escolher as favoritas (rsrs). Mas, posso destacar algumas. “Tomarei Minha Cruz” é uma canção bem “folkeada” e com certeza uma das mais marcantes do disco, “Tua Voz” foi nossa primeira música de trabalho, creio que muitos podem se identificar com a letra, eis aí a razão do sucesso dela, que fala sobre fé. E por fim, “Minha Fonte” é a canção tema do disco. Ela é bem “congregacional” e tem tipo uma aceitação muito positiva nas igrejas e ministrações pelo Brasil.
Você pretende investir na produção de vídeo clipes. Como você enxerga esta ferramenta dentro do seu ministério?
Sim! Creio que em dezembro estaremos gravando nossos primeiros videoclipes. Serão gravados no Paraná. É uma ferramenta de muito valor que tem ganhado seu espaço no meio “gospel”.
Como você esta tratando sua identidade visual na web e nos meios de divulgação em geral?
Tenho buscado sempre estar presente nas redes sociais. Lá tenho um contato maior com a galera que curte nossa música. Constantemente recebo notícias de várias partes do Brasil sobre o que Deus tem gerado através de nossas canções nas pessoas. E isso não tem preço. Tenho uma Assessoria de Imprensa que cuida desta parte e a torna mais profissional, isso ajuda muito!
O que você tem ouvido hoje em dia?
Nos últimos meses minha playlist está bem limitada a alguns cantores que admiro muito e escuto repetidamente. Daniela Araujo, Leonardo Gonçalves, Eli Soares, Jimmy Needham, Phil Wickham e Nivea Soares.
Qual a sua opinião em relação a esta abertura que a mídia secular esta dando para os evangélicos?
Eu acredito no que a Bíblia diz. Deus nos chamou para sermos luz em meio às trevas, para sermos sal da terra! Portanto, enquanto estivermos sendo luz e pregando o Evangelho seja isso através de palavras, músicas ou até mesmo do nosso testemunho de vida podemos e devemos usufruir de qualquer tipo de mídia para isso.
A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?
São uma benção quando usadas corretamente. Através delas podemos alcançar um público infinito sem necessariamente conhecê-los. Alem de ser uma ótima maneira de informar e manter-se informado.
Quais os seus planos para essa reta final de 2012 e inicio de 2013?
Estamos a todo vapor com o “Tour Minha Fonte”. Já passamos por várias cidades em vários estados do Brasil e também pela Argentina. Para o final de 2012, planejamos gravar nossos primeiros videoclipes e no início de 2013 continuaremos atendendo às agendas.
Poderia deixar um recado para nossos leitores?
Claro! Amigos leitores, nunca se esqueçam, Ele é a nossa Fonte! Deposite em Jesus sua esperança e Ele cuidará de você, assim, mesmo nos dias mais secos e difíceis você permanecerá verde e frutífero, como uma arvore plantada junto a ribeiros. Deus os abençoe!
Para saber mais sobre o cantor, ou entrar em contato, acesse fsoficial.com, envie e-mail para [email protected], ou siga-o nas redes sociais:
twitter.com/filipeasouza
facebook.com/filipesouzaoficial
youtube.com/FSFilipeSouza
soundcloud.com/fsoficial
Por Tiago Chagas, para o Gospel+